Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

Com o objetivo de aproximar as forças de segurança da sociedade, o Governo do Tocantins entregou nessa quarta-feira, 29, a revitalização da sede da Diretoria da Polícia Comunitária em Palmas. A iniciativa visa uma política de ações integradas com a comunidade para melhorar a atuação e o papel social de manter a segurança da Capital. No prédio, estão concentrados serviços que atuam, principalmente, na implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg).

Essa revitalização ocorreu por meio da parceria da Secretaria de Segurança Pública (SSP) com a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju). O prédio recebeu pintura e reformas das portas e janelas, além de novas instalações hidráulicas e elétricas.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, afirmou que o trabalho integrado das forças de segurança visa melhorar a proteção social da comunidade. "Esse trabalho orientativo e a atuação junto à comunidade é um sinal muito bom para a gestão pública proteger melhor essa sociedade. Essa integração é o nosso papel. Temos buscado aparelhar as polícias para que possam trabalhar de forma mais eficiente e eficaz. Estamos juntos na mesma direção, objetivando a proteção social", ressaltou.

O secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa, pontuou que a sede da Diretoria da Polícia Comunitária deve servir de base para a estruturação e debates sobre segurança pública de Palmas e de outros municípios. "A polícia comunitária funciona como polícia de aproximação, onde as forças de segurança estão junto com a comunidade para debater questões de segurança, inclusive, da formação de conselhos de segurança locais. Hoje damos mais dignidade aos servidores. Que com esse espaço possa servir para uma atuação com mais dignidade", declarou.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel QOBM Carlos Eduardo de Souza Farias, disse que a reforma na sede da Polícia Comunitária aproxima ainda mais as forças de segurança da comunidade. "Essa é mais uma ferramenta para integrar o trabalho das forças de segurança e também estar junto à comunidade. Os bombeiros atuam nesse ambiente com um trabalho orientativo e disposição de cursos e atividades", explicou.

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel QOPM Júlio Manoel da Silva Neto, esse espaço facilita a atuação do trabalho de cada órgão e suas demandas e deixa as forças de segurança mais próximas da comunidade. "No que se refere à Polícia Militar, continuamos com nosso policiamento ostensivo, mas essa sede é um ponto de referência para que a comunidade se aproxime e faça suas demandas", finalizou.

Participaram do evento secretários de Governo, delegados e agentes da Polícia Civil, além de membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros representantes das Forças de Segurança.