A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Hyashida, recebeu na última terça-feira, 28, no gabinete, a diretora de Desenvolvimento Florestal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Lizane Ferreira, acompanhada da coordenadora técnica do Projeto Paisagens Rurais, Lilianna Mendes Latini, para discutir a execução do projeto no Tocantins.
O Projeto Paisagens Rurais começou a ser executado em 2018 e vai até 2025, onde o foco é a gestão integrada da paisagem do bioma Cerrado, preparando o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de incentivar a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono.
Para a secretária Miyuki Hyashida o projeto é muito importante por trabalhar a recuperação do Cerrado. “Precisamos urgentemente preservar o nosso Cerrado e vendo essas ações e projetos percebo que estamos no caminho certo. Esse é o tipo de iniciativa que o resultado é visível, e, nós, como estado, sem dúvida, daremos o auxílio necessário. O produtor rural merece e o meio ambiente agradece”, afirmou.
Segundo a diretora de Desenvolvimento Florestal Lizane Ferreira, o projeto contempla 4 mil mil produtores rurais da cadeia produtiva da pecuária e pretende recuperar 7 mil hectares de áreas. “Só no Tocantins estamos trabalhando com 450 produtores. Essa primeira visita do projeto no Estado é para fortalecer a agenda e verificar como o Ministério da Agricultura, através do Serviço Florestal Brasileiro, pode auxiliar os estados, principalmente no que tange ao Cadastro Ambiental Rural e, também, no sentido de trabalhar o fomento, a economia florestal, a recuperação de áreas e estruturar a cadeia de recuperação. É uma parceria onde ambos são beneficiados, o produtor e o meio ambiente”, ressaltou a diretora.
A visita à Semarh faz parte da agenda do Programa de Investimento Florestal (FIP) Paisagens Rurais. Além da secretaria, a equipe também estará no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e nas superintendências do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).