Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Palmas irá fazer parte de grupo de trabalho responsável pela condução de ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNatrans) que quer reduzir em 50% as mortes por acidente de trânsito no Brasil até 2028. A assinatura do termo de compromisso aconteceu na manhã desta quinta-feira, 7, no Palácio Araguaia, em Palmas.

O secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, participou da cerimônia. O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Agostinho Júnior, representou a prefeita Cinthia Ribeiro na ocasião.

A formação de grupo de trabalho para articulação entre organizações da esfera federal, estadual e municipal foi primeiro anúncio. O planejamento de metas e ações integradas será sua primeira tarefa com apoio de um interlocutor indicado pela Secretaria Nacional de Trânsito. A revisão de metas será feita a cada dois anos.

O secretário Agostinho confirmou que a Prefeitura de Palmas fará a divulgação de um cronograma ainda neste segundo semestre de 2022 de ações e melhorias voltadas para redução de acidentes de trânsito. Entre as ações previstas está a implantação de tecnologias de monitoramento remoto de cruzamentos na Av. Teotônio Segurado e pontos críticos da cidade.

Acidentes

Em todo o Tocantins, em 2021, 104 mortes ocorreram em acidentes de trânsito. Em Palmas, o número de vítimas fatais em 2021 foi de 66. Os dados foram informados durante a cerimônia pelo secretário nacional de Trânsito e pelo secretário municipal Agostinho Araújo.

"Nossa intenção não é resgatar, é salvar. Temos um dos códigos de trânsito mais rígidos do mundo. O que precisamos é trabalharmos os pilares para dar basta em tantas perdas”, disse Frederico Carneiro.

Citando a iniciativa adotada em parceria com a Prefeitura de Palmas, o Superintendente da Polícia Rodoviária no Tocantins, Almir Eustáquio, frisou a importância do trabalho de educação para o trânsito desenvolvido em duas escolas da Capital. São a Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares e a ETI Anísio Spínola, que possuem o trânsito como disciplina fixa.

Todas as entidades presentes, que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito, reafirmaram a disposição em colaborar com o plano. O vice-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Jason Quirino, representou o governador Wanderlei Barbosa no ato. Além de Palmas, os municípios de Paraíso do Tocantins, Gurupi e Porto Nacional enviaram representantes para a cerimônia.