Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir de agora a gestão administrativa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) passa a ser da Universidade de Gurupi (UnirG). A solenidade que oficializou a transferência da gestão da UPA24h, até então gerenciada pela Secretaria de Saúde (Semus), aconteceu nesta sexta-feira, 8, e foi prestigiada por profissionais de saúde, autoridades municipais e imprensa.

De acordo com o Termo de Cooperação assinado entre a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Saúde, e a Fundação Universidade de Gurupi (UnirG), a Universidade passa a responder pela administração, operacionalização e manutenção da Unidade de Pronto Atendimento. Mais uma mudança inovadora na prestação dos serviços de saúde do município que pretende ampliar e melhorar o atendimento à população, bem como promover o ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

“Esperamos melhorar a produtividade, o atendimento, diminuir custos e atender melhor a comunidade de Gurupi. É um avanço para o Município, com essa cooperação todos irão ganhar, a gestão municipal, a Universidade e a comunidade. A UnirG vai poder implementar todo o seu conhecimento e expertise na área da saúde à serviço da população de Gurupi”, explicou a prefeita Josi Nunes.

A Universidade irá atuar para assegurar a assistência em saúde para os gurupienses. Um dos primeiros cuidados, foi a incorporação dos servidores que atuam na UPA24h, incluindo a área médica, de enfermagem, farmácia, assistência social, odontologia, fisioterapia, de limpeza, apoio, manutenção e outros colaboradores.

A UPA24h realiza mensalmente uma média de 4.500 atendimentos médicos, fora os atendimentos das demais áreas, como enfermagem, procedimentos clínicos e de emergência. Para o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, a ampliação das áreas de atendimento médico será um grande diferencial para a comunidade. “A comunidade vai ganhar em agilidade e serviços. Além dos servidores e profissionais que já atuam na UPA, a UnirG vem somar esforços para um serviço de excelência em Gurupi”, celebrou Sinvaldo.

 Se o Município ganha com atendimento de qualidade, a Universidade amplia a possibilidade de oferta de campos de estágio, atuação e pesquisa para os acadêmicos. “O nosso projeto é ter um hospital universitário e assumir a UPA é o primeiro passo para isso. Temos expertise na gestão do ambulatório e das clínicas médicas dos sete cursos na área da saúde e toda essa experiência vai proporcionar uma atuação mais ampla, com mais qualidade e eficiência para a população de Gurupi”, enfatizou Thiago Miranda, presidente da Fundação UnirG.

A reitora Sara Falcão exaltou a celebração do convênio entre a UnirG e a Prefeitura para a gestão da UPA24h. “É um voto de confiança enorme da gestão municipal na gestão da UnirG, queremos fazer uma gestão mais eficiente e acolhedora. Vamos trazer os sete cursos de saúde que a UnirG possui, aqui pra dentro da UPA. A oferta dos atendimentos será ampliada para mais áreas de saúde”, reforçou Sara.

Participaram da solenidade a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, a reitora, Sara Falcão, a pró-reitora de graduação, Rise Rank, o diretor administrativo e finanças da UnirG, Oximano Jorge, o professor e membro do Conselho Municipal de Saúde, Francícero Rocha, além de servidores da UPA e UnirG, vereadores e secretários municipais.