O Hospital e Maternidade Tia Dedé (HMTD) comemora nesta quarta-feira, 13, dezessete anos da sua criação. O nome da unidade é uma homenagem a Edmunda Aires Cavalcanti, carinhosamente conhecida como Tia Dedé, que dedicou com amor e humildade a sua vida à assistência às crianças gestantes e seus familiares, principalmente as de vulnerabilidade social.
Hoje a unidade hospitalar conta com 65 leitos e atende a pacientes de urgência e emergência em pediatria, ginecologia e obstetrícia, sendo referência em média complexidade da Região de Saúde Amor Perfeito. O HMTD Dedé atende 2.200 pessoas por mês, com uma média de 280 internações mensais e oferece serviço de coleta de leite humano, exames laboratoriais e exames de imagem: Raio-X e Ultrassonografia.
A data é festejada pela direção do hospital. “Hoje é um dia muito especial, estamos comemorando 17 anos da nossa unidade e não poderia deixar de destacar a dedicação e compromisso de todos os colaboradores com os pacientes que nos procuram para cuidarmos da sua vida e bem estar. O dia de hoje é de gratidão a todos que fizeram ou fazem parte de maneira significativa da história do Tia Dedé”, afirmou a diretora geral Cristiane Nunes.
A usuária, Pamylla Maia Rosal Alves, também parabenizou toda equipe de colaboradores da unidade destacando o atendimento recebido pelos profissionais. “Quero parabenizar todos os profissionais do Hospital e Maternidade Tia Dedé, sempre fui bem atendida e assistida. Tive meus dois filhos na unidade, um em 2016 e a outra em 2021, e em ambos os partos o atendimento foi maravilhoso desde a recepção até na ala da internação, com uma equipe sempre disposta a ajudar”.
A aprovação da população é a meta buscada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). “Saber que a população atendida está satisfeita e teve a solução e a ajuda que buscou em nossas unidades hospitalares é o que interessa para a Secretaria. Nossas áreas técnicas trabalham para manter os hospitais abastecidos e com o quadro de pessoal necessário para o bom funcionamento e as equipes multiprofissionais tem mostrado compromisso com a população usuária do Sistema Único de Saúde”, afirmou o titular da SES-TO, Afonso Piva. (Secom/TO)