Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), em parceria com a BrasilcomZ, promoverá avaliação de desempenho de touros e fêmeas jovens criados e recriados dentro do sistema a pasto e em confinamento. As inscrições para a 2ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/Boi com Bula começam nesta sexta-feira 15 de julho e vão até 15 de agosto.

A expectativa é de que participem mais de 100 animais de diversas propriedades rurais do País. Poderão participar machos nascidos entre 1º de agosto de 2020 e 31 de janeiro de 2021 e fêmeas nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2021. “Serão utilizadas diferentes modalidades de classificação, entre tecnologias tradicionais e contemporâneas, para identificar exemplares da raça Brahman precoces, férteis e de maior eficiência alimentar. Essas são características de grande importância econômica dentro do atual modelo pecuário, pois garantem a sustentabilidade do negócio”, destaca o presidente da ACBB, Gustavo Rodrigues.

Todos os exemplares passarão por avaliação morfológica, de ganho de peso, de Consumo Alimentar Residual (CAR), de fertilidade e ultrassonografia de carcaça. A prova acontecerá no Centro Tecnológico da central Bela Vista, em Botucatu/SP, e terá duração de 90 dias, indo de agosto a novembro. Os resultados serão anunciados durante o Simpósio “O Brahman no Brasil”, que ocorrerá no dia 26 de novembro. Ao final, será realizado um leilão de animais participantes do evento.

Na primeira edição da prova, encerrada no final de 2021, as avaliações referentes ao consumo alimentar feitas pelo Instituto de Zootecnia sinalizaram que o Brahman contribui para uma menor emissão de metano, indo ao encontro das atuais exigências do mercado consumidor em relação ao meio ambiente. Os resultados da prova ainda apontaram excelente acabamento, boa espessura de gordura e marmoreio, além de grande fertilidade dos machos e fêmeas.