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Turismo & Lazer

A campanha foi motivada após empresa de turismo receber a cadeirante Renata Carvalho no Jalapão.

A campanha foi motivada após empresa de turismo receber a cadeirante Renata Carvalho no Jalapão. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A campanha foi motivada após empresa de turismo receber a cadeirante Renata Carvalho no Jalapão. A campanha foi motivada após empresa de turismo receber a cadeirante Renata Carvalho no Jalapão.

Considerado um dos principais atrativos turísticos do País e a região que mais recebe visitantes no Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão ainda não possui condições plenas de acessibilidade para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida nos atrativos turísticos. Com o objetivo de mudar essa realidade, a campanha colaborativa “Jalapão Para Todos” visa arrecadar recursos financeiros para a aquisição de uma cadeira anfíbia, que poderá ser utilizada por todas as agências ou guias de turismo credenciados ao Jalapão que receberem turistas com deficiência.

A cadeira anfíbia oferece acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em trilhas e atrativos aquáticos. A campanha colaborativa pode ser acessada no site Vakiquinha Virtual, por Jalapão para Todos (ID 2876217). A cadeira anfíbia custa cerca de R$ 12 mil e, até o momento, foram arrecadados cerca de R$ 3 mil.

Idealizador da iniciativa e responsável pela campanha, o empresário e ecoturista Henrique Abreu, da Jalapão Expedições Ecoturismo, explica que a proposta é incluir turistas com mobilidade reduzida e/ou pessoas com deficiências físicas no acesso aos atrativos da região. “É preciso soluções para incluir pessoas cadeirantes ou com mobilidade limitada nos atrativos tocantinenses”, declara.

Ele ressalta que a ideia surgiu após receber uma turista cadeirante. “Recebemos a cadeirante Renata Carvalho que tem um espírito muito aventureiro e tivemos de adaptar os roteiros para ela. Contudo, se tivesse uma cadeira anfíbia, aproveitaria muito mais a grandiosidade que o Jalapão oferece”, ressalta.

De um total de 100 agências que atuam no Tocantins, apenas quatro aderiram até o momento. Ainda de acordo com o empresário, a proposta da campanha virtual é adquirir a cadeira que não será de propriedade exclusiva de nenhuma empresa, mas de uso coletivo de todas as empresas ou guias de turismo credenciados, independentemente de contribuir ou não. “Nós enquanto empresa de turismo poderíamos adquirir a cadeira, mas a intenção é instigar essa responsabilidade social para todos que usufruem do Jalapão”, conclui.

Deficiência

Conforme um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 8,4% da população brasileira acima de 2 anos tem algum tipo de deficiência, o que representa 17,3 milhões de pessoas. A pesquisa detalha que 7,8 milhões da população apresentam algum tipo de deficiência física.