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Veículos

Foto: Brenda Ramos

Foto: Brenda Ramos

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) orienta aos motoristas sobre a importância de verificar o estado geral dos pneus e o indicador de desgaste da banda de rodagem, que não pode estar com menos de 1,6 milímetros.

Além disso, é importante saber que os pneus novos e reformados (recapados, recauchutados e remoldados) devem contar com o Selo de Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) como obrigatoriedade.

De acordo com a equipe técnica da AEM, para contar com o selo, os pneus novos e reformados são submetidos a ensaios metrológicos de velocidade sobre carga, testando a resistência do produto e, nos testes, o pneu não pode apresentar deformações.

Se precisar substituir um pneu, priorize uma compra segura

No caso de aquisição de um pneu, é de suma importância que o consumidor exija a nota fiscal, pois o documento é a garantia para a troca, a manutenção, os direitos e as reclamações.

Para o presidente interino da AEM, Anderson Luiz Justino Martins, o consumidor deve sempre priorizar a aquisição dos pneus no comércio formal e observar a presença da certificação do Inmetro, que fica na lateral do produto, parte que é conhecida como flanco. “É fundamental que o consumidor observe a existência do selo na aquisição do produto, pois nesse caso é, também, um item que envolve a segurança viária dos passageiros e do veículo”, ressalta o gestor.

Dicas importantes para motoristas

Na hora da compra do pneu consulte as especificações constantes no manual do fabricante do veículo e informe-se com o revendedor acerca dos cuidados com a manutenção.

Para a sua segurança, faça regularmente o balanceamento e o alinhamento das rodas e quando as mesmas sofrerem choque acentuado. O balanceamento é necessário também sempre que for efetuada a troca do pneu.

Rodas desbalanceadas ou desalinhadas provocam instabilidade no veículo e um maior desgaste dos pneus. O alinhamento (ângulos caster e camber) deve seguir as especificações do fabricante do veículo, para que o mesmo tenha uma perfeita condução em linha reta.

Verifique sempre o estado de conservação dos pneus.

Obedeça ao Código de Trânsito Brasileiro.

Sobre pneus, fique sabendo:

> Pneu novo é aquele que nunca sofreu uso ou reforma. Não tem sinal de envelhecimento de nem deterioração de nenhuma origem.

> Pneu recapado é aquele que tem sua banda de rodagem substituída, ou seja, a parte do pneu que entra em contato com o solo.

> Pneu recauchutado é aquele que tem a banda de rodagem e os ombros substituídos, ou seja, inclui também a parte externa e a lateral do pneu.

> Pneu remoldado é aquele que tem a banda de rodagem, os ombros e toda a superfície dos flancos substituída.