Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros

A ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), referência em assistência médica de bebês e crianças para todo o Tocantins, com atendimento de urgência, emergência e tratamento intensivo, completou nessa quinta-feira, 21, um ano de funcionamento. Durante este período foram realizados mais de 15 mil atendimentos no Pronto Socorro Infantil, além dos serviços prestados ambulatório infantil e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica.

No HGP os atendimentos de pacientes infantis utilizam uma estrutura moderna e ampla no pronto socorro, ala de internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O espaço conta com suporte de profissionais de todas as especialidades do HGP e dispõe de exames clínicos, laboratoriais e Imaginologia muito próximos, visando ofertar com mais eficiência e rapidez tais serviços.

“Começamos a receber os pacientes em julho do ano passado, com todo cuidado no intuito de ofertar um atendimento de qualidade para as crianças. Nossas equipes com seus dons e suas qualificações, estão fazendo história no atendimento aos pequenos. Nesse período tivemos tantos desafios e tantas vitórias! E temos ampliado a oferta dos leitos gradualmente para melhoria da assistência, incluindo leitos de UTI Pediátrica. Contamos também com mais subespecialidades como a oncologia pediátrica. O HGP tem oferecido uma pediatria que tem nos dado orgulho. Parabéns a todas as equipes!”, ressaltou a coordenadora médica da ala pediátrica, Karla Noleto.

Para o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo, “esta nova estrutura acolhe com mais conforto os nossos pequenos pacientes e além de ser um melhor local de trabalho para os nossos profissionais, que se dedicam com afinco e amor na assistência aos usuários", destacou.

Profissionais

A ala pediátrica é composta por uma equipe multiprofissional que atua com empenho, um destes servidores é a auxiliar de enfermagem, Ilzenete Vasconcelos que atua na ala de internação, “o paciente retribui os nossos cuidados. Conseguimos ver o resultado no olhar de cada criança. Trabalhar na assistência às crianças para mim é muito bom!”, afirmou.

A Janine de Souza, pedagoga, formada em teatro, Palhaça Macaúba e brinquedista hospitalar, atua em pediatria desde 2005 e está há um ano na ala pediátrica do hospital. “Ao chegar ao HGP num setor bem estruturado, traz a sensação de acolhimento e isso faz a diferença. Foi nesse panorama que iniciamos o processo de implantação da brinquedoteca na ala pediátrica do HGP e cá estamos há um ano implantando e implementando esse espaço do brincar livre para criança hospitalizada. Buscamos atender a criança hospitalizada com os seus direitos respeitados”, declarou.