Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Secom/TO

Foto: Secom/TO

A amamentação é essencial para o desenvolvimento dos bebês. O leite é rico em nutrientes e até os seis meses de vida é o único alimento que os bebês devem consumir. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) durante o “Agosto Dourado”, mês dedicado ao incentivo à amamentação, alerta sobre a necessidade deste ato, pois a amamentação é responsabilidade das famílias, dos profissionais e de toda a sociedade.

Os Bancos de Leite Humano do Tocantins são essenciais no incentivo ao aleitamento. Eles capacitam mães no processo de amamentação e coletam leite para bebês que necessitam. O Tocantins possui três bancos de leite no Estado, nas cidades de Palmas (HMDR), Araguaína (Hospital Dom Orione) e em Gurupi (Hospital Regional de Gurupi). A Rede de Banco de Leite também dispõe de postos de coleta no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional e no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins.

“O objetivo do Agosto Dourado é mostrar à sociedade a importância que tem a amamentação para saúde da mãe, do bebê e de toda família. É o mês que incentivamos mais ainda o aleitamento materno, pois com esse incentivo à amamentação, conseguimos aumentar o número de doadores e melhorar os estoques para fornecer leite humano nas unidades neonatais”, explica a Coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), Walkiria Pinheiro.

Juliana Rodrigues Carvalho, mãe das pequenas, Júlia de dois anos e Ana Luísa de apenas dois meses é doadora de leite e conta a relevância desta ação. “Sou doadora de sangue, e quando a Júlia nasceu o banco de leite entrou em contato e orientou sobre a amamentação e sobre a importância da doação do leite, então, vi ali a oportunidade de continuar fazendo o bem através da doação, com a Júlia fui doadora até o quinto mês”.

A doadora ainda explica que, “quando a Ana Luísa nasceu procurei o banco de leite para também fazer a doação do leite materno. Sou muito grata a Deus, por poder alimentar e nutrir as minhas filhas e ainda ter a graça de doar esse leite para outros bebês e ajudar na sua nutrição, essa doação aquece o coração de mãe, saber que posso ajudar outros bebês e saber que estou fazendo o bem” finaliza a Juliana.

Na manhã da próxima quarta-feira, 3, será realizado na entrada do HMDR um evento de abertura do “Agosto Dourado”.

Doações de leite

Em 2020, foram coletados nos bancos de leite do Tocantins, 2.761 litros, em 2021, foram 2.632 litros de leite, já em 2022, 1.281 litros foram coletados em todo o Estado. (Secom/TO)