Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Edvânia Peregrin

Foto: Edvânia Peregrin

Com a participação de centenas de pessoas, a cidade de Arraias, localizada a 413 km de Palmas, sedia a 12ª Feira da Agricultura Familiar, nesta segunda-feira, 1º de Agosto. O evento realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Itafós Mineração faz parte da programação do aniversário da cidade, que completou 282 anos de criação.

O encontro ocorreu na Praça Matriz da cidade, reunindo cerca de 120 expositores dos municípios de Arraia, Almas, Dianópolis e Aurora, tendo como objetivos fomentar a comercialização e a divulgação dos produtos da agricultura familiar.

Quem visitou o espaço pôde conferir as diversas variedades de alimentos produzidos pela agricultura familiar local e regional, como a tradicional paçoca de carne seca de Arraias, bolos de arroz, doces, licores, rapaduras, mel, hortaliças, artesanato, entre outros.

Satisfeito com a oportunidade de vendas na feira, o produtor Gerion Bispo de Almeida trouxe alface, couve, maxixe e cheiro verde, vendendo toda a produção durante a exposição. Ele foi também um dos participantes do curso de Cultivo Protegido, realizado pelo órgão nesta semana, e garantiu que com o que aprendeu vai correr atrás para instalar na sua propriedade e assim aumentar a sua produtividade. “A gente vende toda semana, com entregas na terça e sexta e na feira, no sábado. Agora ver a possibilidade de instalar a cobertura para melhorar mais [a produção]”.

O casal do povoado Cana Brava, em Arraias, Francisco Martins dos Santos e Antônia Maria Silva Ramalho, participam da feira todos os anos, e, depois de dois anos parada em virtude da pandemia, comemoram o seu retorno. “Participamos todos os anos, e estamos muito felizes em voltar a feira, e poder vender nossos produtos [bolos, ovos e doces]”, disse a agricultora.

A agricultora Maria de Lurdes Francisca da Conceição, de Arraias, também comemorou os resultados da sua participação no evento anual, ela também foi anfitriã do curso de Horta Protegida e cultivo irrigado, realizado pelo órgão rural aos produtores da região. Para a feira, a produtora levou suas hortaliças e banhas de porco. A novidade foi a alface elefante cultivada na sua propriedade, o seu tamanho atraiu a atenção de quem passava pela banca. "Participamos todo ano, e estamos satisfeitos com a movimentação e as vendas desse ano”, comemorou.

A procura pela tapioca de carne de sol também foi grande pedida da feira. A produtora Raimunda dos Santos Dias veio de Almas para participar do encontro com a famosa tapioca da dona Noca, como é mais conhecida.

O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, e o vice Almir Amaral marcaram presença reforçando a importância da assistência técnica e extensão rural para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. “Essa feira faz parte da história de Arraias, e é exemplo de que nada se faz sozinho, reconhecemos as parcerias, a importância da agricultura familiar, que são os responsáveis por garantir comida na mesa do tocantinense, do Arraiano. E queremos aqui reconhecer a importância da agricultura familiar para o Governo do Tocantins, dando condições de trabalho, de produção e também de comercialização, garantindo renda e a permanência das famílias no campo”, disse.

O prefeito de Arraias, Herman Gomes de Almeida, destacou as ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar na região e agradeceu o apoio do Governo, por meio do órgão Rural.

Antônio Conceição, extensionista do Ruraltins, estima que a feira tenha  movimentado a economia local e regional em torno de R$ 8 mil, reafirmando o sucesso de 12 anos de realização.  

Crédito Rural

Além da feira, três produtores rurais assinaram contratos de créditos para investir na sua propriedade. Os projetos elaborados pelo Ruraltins com recursos viabilizados pela Agência de Fomento são de R$ 10 mil para cada um, voltado para custear, a juros abaixo do mercado, as atividades da agricultura familiar.

O agricultor Veromalson José Batista foi um dos que teve seu projeto aprovado, e com a acesso ao recurso vai investir na irrigação para plantio de hortaliças e banana. “Estou feliz e muito animado com esse recurso que agora vai dar para fazer a instalação de cobertura da minha horta, o que eu sempre tive vontade de fazer não tinha jeito, não tinha o recurso que era preciso”, comemorou. (Secom/TO)

(Foto: Edvânia Peregrini)