Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foi lançado nessa segunda-feira, 8, pelo Centro de Defesa das Crianças e Adolescentes do Tocantins - Cedeca Glória de Ivone, um edital que selecionará uma Organização da Sociedade Civil (OSC), atuante em comunidades tradicionais do Tocantins, para receber uma Central Multimídia.

A Central é composta por equipamentos que podem promover atividades de comunicação nas comunidades, são eles: Placa em lona com o nome do Projeto; 1 Smartfone; 6 (seis) computadores de mesa; 6 (seis) mesas; 6 (seis) cadeiras. O edital é uma das ações do Projeto do Cedeca Conecta Vozes, que visa fortalecer o direito à cidadania e o direito à participação de adolescentes, o projeto é apoiado pelo Instituto Itaú Social, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palmas.

Mônica Brito, secretária executiva do Cedeca, afirma que a proposta nasceu da necessidade gerada pela pandemia do Covid-19 de incluir adolescentes nas tecnologias e plataformas digitais quanto da internet para expressar suas vozes e seus sentimentos durante o processo de isolamento social.

A assistente social acrescenta que a priorização da instalação em uma comunidade tradicional se deu em razão da falta de acesso dessas comunidades à tecnologia, a internet e a geração de renda, pois vale destacar que a garantia do direito à comunicação e internet é um direito público subjetivo e dele decorre o acesso a outros direitos como educação, cidadania, saúde, renda, trabalho e aos direitos humanos. 

Um dos adolescentes que compõem a Rede de comunicadores, outra ação do Projeto Conecta Vozes, Hylquias Neres, adolescente pertencente ao Povo Xerente, conta o que achou da concessão da Central Multimídia. “Eu achei muito interessante, porque tipo assim, muitas comunidades indígenas e quilombolas vivem praticamente no meio do nada, e com essa central multimídia seria mais legal porque viria o acesso à internet e ajudaria muito no desenvolvimento".

Para se inscrever no edital as OSCs têm que enviar os documentos solicitados e um projeto de utilização da Central multimídia ao e-mail cedecato@cedecato.org.br. Um dos requisitos para inscrição é que os adolescentes das comunidades participem da elaboração e das atividades do projeto.

Acompanhe o Cedeca

Com quatro projetos em ação e mais de 25 concluídos, o Cedeca é uma OSC que luta pelos direitos de crianças e adolescentes no Tocantins, a Organização está presente em mais de 16 espaços de atuação como conselhos de direitos municipais e estaduais, e até espaços de defesa de crianças e adolescentes internacionais, como o DNI (Defesa de Ninãs y Ninõs Internacional). Para acompanhar as atividades do Cedeca basta se inscrever em seu newsletter ou seguir as redes sociais Instagram, Facebook e Twitter.