Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em Gurupi, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e a multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente teve início nesta terça-feira, 9, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com sala de vacina. A campanha ocorre em todo o país até 9 de setembro.

A coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, esteve reunida na tarde dessa segunda-feira, 8, com toda a equipe de vacinação para repassar as orientações do Ministério da Saúde. Segundo Lilamara, o esforço é nacional e coletivo, a mobilização na busca pela vacina deve ser de todas as pessoas. Caso haja baixa cobertura vacinal contra a pólio, poderá ocasionar uma emergência.

“É muito importante que as crianças e adolescentes de Gurupi estejam com essas vacinas em dia. As consequências para a saúde de uma pessoa não vacinada pode ser devastadora e ocasionar sérias complicações, caso seja infectada. Se conseguirmos uma alta adesão vacinal, toda a população estará protegida contra a mutação e propagação do vírus”, explicou Lilamara, considerando que a meta do Ministério da Saúde é alcançar, no mínimo, 95% das crianças.

A Poliomielite é uma doença com consequências graves, considerada erradicada no Brasil desde 1989, mas com risco de surgimento de novos casos se houver baixa adesão vacinal. A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

Vacinas Crianças

Para a vacinação contra a poliomielite todas as crianças de 1 a 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser vacinadas com a vacina oral independentemente de terem sido imunizadas anteriormente com a gotinha. Já as menores de um ano de idade, que fazem vacina injetável, só precisam comparecer se estiverem com as doses contra a pólio em atraso.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Multivacinação

Já a campanha de multivacinação pretende vacinar todas as crianças e adolescentes, menores de 15 anos, que estão com seus cartões de vacina incompletos ou que nunca foram imunizados. Os pais que tiverem dúvidas podem comparecer às UBS’s com a carteira de vacinação dos filhos em mãos que serão orientados pela equipe de vacinação.

As vacinas disponíveis para os adolescentes são: HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (conjugada).

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

Locais e horários de vacinação:

- UBS Parque das Acácias - 7h às 16h

- UBS Rosendo - 7h às 12h

- UBS Sol Nascente - 7h às 16h

- UBS João Manoel - 7h às 12h

- UBS Buriti - 7h às 16h

- UBS Nova Fronteira - 7h às 16h

- UBS São José - 7h às 12h

- UBS Bela Vista - 7h às 12h

- UBS Waldir Lins - 7h às 11h

- UBS Casego - 7h às 12h

- UBS Vila Íris - 7h às 16h

- UBS Vila Nova - 7h às 16h