Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

Com vistas a levar informações e orientações sobre o papel do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins - TCE, de forma que estimule a participação dos estudantes na administração pública por meio do exercício do controle social, a prefeitura de Porto Nacional em parceria com o TCE, desenvolverá o projeto "TCE Cidadão na Escola", que objetiva estimular o público estudantil a ser parceiro do Corte de Contas na missão de fiscalizar a aplicação do dinheiro público.

Inicialmente, o projeto deverá alcançar alunos do 6º e 9º ano de pelo menos cinco escolas municipais de Porto Nacional. Dentro do conteúdo, exibições de videoaulas sobre o papel do Tribunal de Contas, deverão ser apresentadas aos alunos com o intuito de incentivá-los a fiscalizar e zelar pelo bem público. Além disso, será disponibilizada uma cartilha digital, como forma de complementar a temática. Os estudantes serão avaliados e premiados nas categorias, redação e vídeo curto, após a elaboração e exposição dos conteúdos.

De acordo com o prefeito Ronivon Maciel, o projeto que será trabalhado em seis municípios tocantinenses, incluindo Porto Nacional, é importante para a otimização e melhoria dos recursos públicos. “Sabemos e reconhecemos o importante papel do Tribunal de Contas, não tenho dúvidas de que esse projeto irá despertar nas nossas crianças e nos nossos cidadãos tocantinenses essa vontade de poder realmente trilhar por esse caminho. Temos muitas dificuldades de encontrar profissionais com conhecimento a altura para poder conduzir os trabalhos relacionados a questão de processos, e-mails, controle interno e licitações, ou seja, precisamos despertar nas crianças e nos cidadãos essa vontade de poder realmente trilhar por esse caminho”, pontuou.