Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As Unidades de Saúde da Família (USF) Satilo Alves de Sousa (Arso 111 - 1103 Sul) e da Arno 41 (403 Norte) estão com programações especiais para seus usuários. Nesta terça-feira, 16, das 17 às 20 horas, a USF da Arno 41 disponibiliza para todas as mulheres de seu território atendimento de saúde e a coleta do preventivo, em prevenção ao câncer de colo de útero.

A programação da USF Satilo Alves de Sousa, por sua vez, ocorre nesta quarta-feira, 17, a partir das 18 horas. Um mutirão especial, que conta até com uma apresentação ao vivo de música, será oferecido aos usuários do sexo masculino atendimento médico, testes rápidos, planejamento familiar, roda de conversa e atendimentos de ventosaterapia e auriculoterapia.

A área técnica das Linhas de Cuidado da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforça que os homens costumam dar menos atenção à saúde, o que é um problema sério, pois de acordo com a área diversos problemas de saúde se identificados antecipadamente, tem grandes chances de cura além de evitar sequelas de um agravamento de saúde.

O preventivo do câncer do colo do útero, oficialmente chamado de Papanicolau, é um exame ginecológico de citologia vertical simples, rápido, geralmente indolor para verificar a saúde da mulher. O procedimento consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero. O exame de Papanicolau também pode diagnosticar outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e gonorreia, entre outras.