Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins levou procedimentos cirúrgicos inéditos para a região do Bico do Papagaio. As cirurgias neurológicas foram realizadas no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), na terça-feira, 16, e foram possíveis graças ao funcionamento dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entregues pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), no dia 9 de julho de 2022.

A moradora de Augustinópolis, Maria Ferreira dos Santos, 39 anos, mãe de dois filhos, sofria com uma doença congênita que a impedia de fazer atividades básicas, como andar e se alimentar, e fez uma descompressão crânio cervical. “Estamos muito felizes com a realização deste procedimento, pois ela vinha sofrendo há anos com essa doença e que se agravou muito nos últimos meses”, contou a Silvana dos Santos, irmã da paciente.

O outro paciente atendido foi o morador de Sampaio, João Dimas Gomes Dos Santos, 57 anos, que realizou uma drenagem de hematoma para retirada de um coágulo na cabeça, por causa de uma queda em sua residência. “Estou muito feliz e ansioso para que ocorra tudo como o médico me explicou, eu acredito muito na capacidade de toda equipe e logo estarei em casa”, disse.

“A ampliação dos serviços na região do Bico do Papagaio é o que estamos levando para todas as regiões do Tocantins, para que a população tenha atendimento perto de sua casa e consiga ter a família do lado, no processo de recuperação. Além das UTIs abertas aqui, colocamos em funcionamento 10 leitos em Porto Nacional e estamos trabalhando para abrirmos mais 50 leitos, em Palmas, 10 em Paraíso do Tocantins e 10 em Miracema”, pontuou o titular da SES-TO, Afonso Piva.

Segundo a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchoa, “nossa unidade é referência para uma região de saúde de mais de 200 mil usuários e a Secretaria de Estado da Saúde tem trabalhado para ofertar mais serviços, estruturar os já existentes e dar condições de saúde aos Biquenses, aqui mesmo na nossa região. Esses dois procedimentos de neurocirurgias realizados hoje são os primeiros de muitos, que poderemos ofertar para nossos usuários”, afirmou.

A responsável pela UTI do HRAUG, Tatiane Braz destacou o empenho da equipe para atendimento da região do Bico do Papagaio. “Temos um papel fundamental no cuidado dos pacientes no pós-operatório, assim como estamos dando suporte hoje, estamos habilitados e capacitados para outras cirurgias eletivas que aguardavam suporte de UTI adequado a serem realizadas”.