Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP), em parceria com a Fundação Municipal da Juventude de Porto Nacional, promove o 1º Encontro da Juventude Municipalista do Estado do Tocantins. O evento será palco de vários debates dos gestores municipais da juventude sobre: políticas públicas, por meio de parcerias público privadas; modelos de projetos bem sucedidos para a classe juvenil; avanços, desafios e novas perspectivas, e qualificação profissional, além dos impactos pós-pandemia na juventude. O evento acontece nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19, respectivamente, durante todo o dia, na sede do Instituto 20 de Maio (IVM), em Palmas.

Além de Palmas e Porto Nacional, participam gestores municipais da juventude de Aguiarnópolis, Almas, Arapoema, Guaraí, Novo Acordo, Paraíso, Pium, São Miguel do Tocantins e Tocantínia.

O presidente da FJP, Nélio Lopes, esclareceu que o objetivo do encontro é fazer com que os órgãos de juventude se aproximem uns dos outros e compartilhem suas ações positivas para que possam ser implementadas em outros municípios, e desta forma a categoria possa avançar, conjuntamente em busca de melhores políticas públicas em prol da juventude tocantinense.

Programação

Dia 18

08 horas - Credenciamento e abertura oficial

09 horas - Mesa Redonda: ‘Experiências de projetos para a juventude como ferramenta de transformação social’, e apresentação dos projetos desenvolvidos, com o assessor de Assuntos Estratégicos da Secretaria Municipal de Campo Grande, Luiz Carlos Pinho Júnior, o assessor Municipal da Juventude de Porto Nacional, Mayk Sander, e o presidente da Fundação Municipal da Juventude de Palmas, Nélio Lopes. 

11 horas - Palestra ‘Políticas Públicas de Juventude: avanços, desafios e novas perspectivas’, com  o Secretário Geral do Conselho Nacional de Juventude, Gustavo Gama.

14 horas - Palestra motivacional 

15 horas -  Palestra com o presidente do Instituto Besouro de Fomento Social, Vitor Rocha, sobre ‘Juventude pós pandemia:  impactos , inseguranças e oportunidades’.

16 horas - Palestra com a diretora de Juventude do Estado, Júlia Albuquerque, sobre ‘Cultura, território e consumo juvenil’.

Dia 19

08 horas - Palestra com Omar Hennemann, cujo tema é ‘O novo sentido da vida’.

09 horas - Palestra com o assessor de Assuntos Estratégicos da Secretaria Municipal de Campo Grande (MS), Luiz Carlos Pinho Junior, sobre ‘Planejamento estratégico de políticas de juventude’.

11 horas - Palestra ‘Conselhos como garantia do acontecer’, com parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Nacional (CMDCA) e pelo  Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

14 horas - Palestra com a Diretora Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Márcia Rodrigues de Paula, sobre Implementação de políticas públicas de juventude a partir de parcerias públicas privadas (PPP) e  Qualificação profissional como ferramenta de transformação social.

15 horas - Palestra ‘Redes sociais como ferramenta de divulgação’.  (Secom Palmas)