Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

A Unidade de Saúde da Família (USF) José Hermes Damaso, na região sul da Capital, realiza nesse sábado, 20, um mutirão de exames preventivos de colo de útero (Papanicolau) para as moradoras dos bairros: Setor Sul, Morada do Sol I e Palmas Sul. A USF, que é referência para cerca de 12 mil habitantes, também disponibilizará às mulheres atendimento médico e testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As atividades acontecem das 8 às 17 horas. 

De acordo com o coordenador da unidade, Irineu Santos, o exame não possui limite de vagas e irá atender dentro do horário todas as pacientes que necessitarem. Santos ainda reforça que é oportunidade das pacientes mulheres se conscientizarem para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV. 

Papanicolau

O Ministério da Saúde (MS) ressalta que o exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.