Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES/TO

Foto: Divulgação SES/TO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) divulgou o balanço parcial do dia D da Campanha de Vacinação contra poliomielite realizada no último sábado, dia 22 de junho. Dos 139 municípios, 130 aderiram e nove (Brejinho de Nazaré, Ananás, Cachoeirinha, Caseara, Divinópolis, Araguanã, Piraquê, Alvorada e Sandolândia) não participaram do movimento que imunizou um total de 7.275 crianças e adolescentes.

Segundo levantamento da Gerência de Imunização da SES-TO, somando-se com as crianças que já estavam vacinadas antes da campanha o número de imunizados contra a Poliomielite representa apenas 12,10% do público alvo (crianças de um a cinco anos).

A região sudeste do Estado teve adesão de 100% dos municípios e o município com a maior taxa de cobertura vacinal é a cidade de Tabocão com 66,84% das crianças vacinadas.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, destaca a preocupação da pasta com relação à baixa adesão dos pais à campanha. “A paralisia infantil é uma doença erradicada no Brasil, graças principalmente à oferta de vacina para prevenção. Com o aumento da transmissão desse vírus em vários países do mundo e uma queda da cobertura vacinal no nosso país há risco do retorno desse agravo e de outras doenças, por isso a nossa preocupação”.

Ainda de acordo com o representante da Saúde estadual, as vacinas continuam disponíveis. “Tivemos uma boa adesão por parte das secretarias municipais de saúde, com grandes mobilizações, contudo temos visto a baixa procura dos pais com relação à vacinação dos seus filhos. Reforçamos a importância e eficiência da vacina na prevenção de doenças. Informamos ainda que o trabalho continua e que as vacinas permanecem disponíveis nas mais de 300 salas de vacinação em todo o Estado seguem em Campanha de Vacinação até o dia 9 de setembro”.

Importância da vacinação

Dhiego Gomes Marques, 21 anos, teve paralisia infantil. Filho de Kleymara que trabalha na sala de vacina do município de Monte do Carmo, Dhiego se tornou o mascote nas UBS do município como uma maneira de incentivar os pais a fazerem o seu papel na vacinação de seus filhos.

O jovem participa de todas as campanhas e é muito querido pela população, porque apesar da condição o jovem guerreiro que gosta de aventuras e desafios tem a admiração de todos da saúde e da cidade. “Acho importante que as pessoas tenham a consciência de que as limitações dos filhos podem ser evitadas com apenas duas gotinhas da vacina. Ele gosta de participar e por isso todos os anos viemos fazer nossa parte de conscientização”, afirmou Kleymara. (Secom/TO)