O objetivo da formação básica iniciada nessa segunda-feira, 22, é capacitar o Agente de Desenvolvimento enquanto líder no processo de desenvolvimento de seu território. O evento que se encerra na sexta-feira, 26, é promovido pelo Sebrae Tocantins.
Esta é a terceira de quatro turmas e conta com representantes de: Palmas, Paraíso, Mateiros, Colinas, Monte do Carmo, Ipueiras, Aliança do Tocantins, Bom Jesus do Tocantins, Novo Acordo, Araguaína, Itaporã, Pium, Divinópolis, Pugmil, Colméia, Lagoa da Confusão, Santa Rosa do Tocantins, Marianópolis, Caseara, Lagoa do Tocantins, Guaraí, Santa Fé e Ponte Alta.
Edglei Rodrigues, analista técnico do Sebrae Tocantins, pontua que o Agente de Desenvolvimento tem a missão de entender da dinâmica do ambiente de negócios e buscar conexões que gerem transformações efetivas. "Estamos realizando estes encontros, para que estas pessoas estejam cada dia mais preparadas e antenadas com o que está acontecendo para propor ao gestor de seu município, melhorias para os pequenos negócios", explica.
Madalena Rodrigues, de 34 anos, moradora de Divinópolis no Tocantins, que é Agente de Desenvolvimento Local há mais de 10 anos fala um pouco desse momento de capacitação. “Por mais que eu já tenha participado de inúmeros treinamentos todos eles trás algo diferente. O Agente de Desenvolvimento Local precisa estar em constante aprendizado, pois as Leis e a tecnologias mudam com muita frequência. E outra coisa importante de ressaltar é que a capacitação dessa semana é mais voltada para o desenvolvimento pessoal dos Agentes, estamos aprendendo mais sobre pessoas do que sobre processos, e isso é muito importante, saber lidar e fazer um excelente atendimento ao nosso cliente.” Conclui Madalena, que só em seu município acompanha mais de 350 MEIs.
Agentes de Desenvolvimento
O Agente de Desenvolvimento (AD) é uma figura criada pela Lei Complementar 128/2008, em alteração à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LC123/2006). Ele tem a atribuição de articular ações públicas para promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais ou comunitárias.