Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Viera

Foto: Marcio Viera

Serão realizadas nesse domingo, 28, as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O objetivo é oferecer as pessoas que não concluíram os estudos em tempo hábil, a oportunidade de obterem os diplomas do ensino fundamental e do ensino médio.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Tocantins, a prova será aplicada em 12 cidades, são elas, Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Provas

As provas serão realizadas no período da manhã, das 9 às 13 horas, e a tarde, das 15h30 às 20h30. E os candidatos poderão acessar os locais de provas no cartão de confirmação da inscrição, que poderá ser disponibilizado na página do Encceja.

A certificação de competências para o EJA foi criada em 2002, como ferramenta de avaliação de pessoas que deixaram de frequentar regularmente as escolas, por algum motivo, e desejam concluir os estudos.

Além da redação, serão aplicadas provas objetivas com 30 questões em cada área do conhecimento. Para o ensino fundamental serão avaliados conhecimentos em Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia.

Para os candidatos do ensino médio, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As pessoas que farão as provas devem ficar atentas e levar um documento oficial com foto, caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente e máscaras de proteção à covid-19 (exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara para a prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo).

A equipe do Inep aconselha o candidato a levar álcool em gel, o Cartão de Confirmação de Inscrição e a declaração de comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).

A gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Eliziete Viana Paixão, explicou que muitas pessoas estão procurando saber sobre os locais de provas. “O Inep está enviando aos candidatos os locais de provas por meio de mensagem de texto no número de celular informado no momento da inscrição ou por e-mail. Também será necessário observar o spam. Essa informação somente a pessoa que fará a prova tem acesso”, explicou.

Tags: Encceja, Inep