Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 12.500 alunos de 38 unidades escolares da rede municipal de ensino de Palmas participam nessa terça-feira, 30, da primeira fase da Olimpíada Mirim, uma expansão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A iniciativa visa transformar a relação das crianças com a disciplina desde as séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos ao processo de aprendizagem.

A Obmep Mirim, que está em sua primeira edição, é destinada a alunos de escolas públicas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A primeira fase acontece nesta terça-feira, 30, e consiste em uma prova classificatória composta por 15 questões objetivas (múltipla escolha). Os alunos classificados nesta etapa poderão participar da segunda fase, em 11 de outubro, também composta por 15 questões objetivas. O conteúdo corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º anos) e Mirim 2 (4º e 5º anos).

A Olimpíada

A 1ª Olimpíada Mirim é uma realização do IMPA, com apoio da B3 Social, da Capes e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).