Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

 Municípios localizados ao Sul do Tocantins são os atingidos pelo alerta vermelho do Inmet.

Municípios localizados ao Sul do Tocantins são os atingidos pelo alerta vermelho do Inmet. Foto: Fonte Inmet

Foto: Fonte Inmet  Municípios localizados ao Sul do Tocantins são os atingidos pelo alerta vermelho do Inmet. Municípios localizados ao Sul do Tocantins são os atingidos pelo alerta vermelho do Inmet.

O alerta mais grave do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de cor vermelho, atinge o Tocantins nesta terça-feira, 13. Neste alerta, há grande risco de incêndios florestais e à saúde, com a possibilidade de doenças pulmonares, dores de cabeça, dentre outras enfermidades. 

De acordo com Inmet, os riscos são em decorrência da umidade relativa do ar - abaixo de 12%. O alerta tem validade de 13 horas as 17 horas desta terça. 

Praticamente todo o Tocantins está abarcado por alertas de baixa umidade: amarelo e laranja. O amarelo é o mais brando, mas o laranja também aponta riscos à saúde, já que a umidade do ar varia entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Palmas é afetada por este alerta laranja, que tem validade de 10 as 19 horas desta terça-feira. 

Regiões do Tocantins afetadas pelo alerta laranja (Foto: Fonte Inmet)

O alerta vermelho, o mais grave de todos os alertas, atinge os seguintes municípios do Estado: Almas, Alvorada, Araguaçu, Arraias, Aurora do Tocantins, Cariri do Tocantins, Chapada da Natividade, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Lavandeira, Natividade, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, São Valério, Sucupira, Taguatinga, Taipas do Tocantins e Talismã. 

Instruções do Inmet aos municípios com alerta vermelho:

Beba bastante líquido.

> Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.

> Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

> Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

> Evite bebidas diuréticas (café e álcool).

> Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

(Foto: Fonte Inmet)