O Palácio Araguaia recepcionou na manhã desta quarta-feira, 14, o Seminário Marco Zero, no qual foram apresentados os projetos financiados pelo Edital da Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins – REDE DESER, FAPT/SEPLAN lançado ainda em outubro de 2021 que visa o apoio de projetos voltados à região do Centro de Desenvolvimento Regional – CDR Sul e à estruturação dos CDR nas regiões Centro, Médio Norte e Bico do Papagaio.
No total, treze projetos foram apresentados, sendo dez dos CDR da região Sul e três das regiões Centro, Médio Norte e Bico do Papagaio. O edital prevê a aplicação de recursos financeiros, no valor total de um milhão de reais, oriundos do orçamento do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia criado ainda 2006 e liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira.
Os projetos para a região do CDR Sul recebem o valor de até cinquenta mil reais, para cada proponente, totalizando quinhentos mil reais. Já os três projetos voltados para os CDR nas regiões Centro, Médio Norte e Bico do Papagaio receberão o valor de até cento e sessenta e seis mil reais.
Márcio Silveira, presidente da FAPT fala da importância da parceria com a Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN). “O Edital REDE DESER só é possível graças a parcerias como essa que proporcionam uma rede de contatos e troca de conhecimento. Aproveito para parabenizar os colegas pesquisadores pela aprovação e desejar boa sorte em suas pesquisas”, afirma Márcio Silveira.
No seminário esteve presente o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT), Márcio Silveira, além de representantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Universidade de Gurupi (Unirg).
Foto: Luciano RibeiroConfira a lista dos professores, e seus respectivos projetos a serem desenvolvidos no Tocantins:
Projetos CDR Sul
Alex Sander Rodrigues Cangussu: Fortalecimento da agricultura familiar para melhoria da sanidade animal usando vacina aviária desenvolvida em dose única com matriz de liberação controlada a base de quitosana.
Raimundo Wagner de Souza Aguia: Desenvolvimento de produtos biorracionais a partir de planta inseticidas usadas em comunidade indígenas e quilombolas no Tocantins.
Mara Elisa Soares de Oliveira: Clínica Fitopatológica: uma conexão entre a Universidade e agricultura familiar no sul do Tocantins para produzir alimentos de forma sustentável.
Maria Regina Teixeira da Rocha: Economia Solidária e Cooperação: construindo estratégias para inclusão produtiva das mulheres agroextrativistas da Comunidade Pontinha, município de Dianópolis/TO.
Fabio Pegoraro: Plataforma de Gestão Ágil de Implementação da Metodologia Lean Healthcare em Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Marcelo Alves: Terra O turismo como ferramenta de desenvolvimento regional do sul do Tocantins.
Rodrigo Ribeiro Fidelis: Seleção de linhagens de feijão-caupi voltadas para agricultura familiar.
Susana Cristine Siebeneichler: Plantas alimentícias não convencionais e flores comestíveis no sul do Tocantins: resgate histórico, produção e apresentação à população.
Jaqueline Cibene Moreira Borges: Uso de extratos vegetais para produção de fitocosméticos e de produto tradicional fitoterápico na comunidade indígena do Sudeste do Tocantins.
Clovis Maurilio de Souza: Implantação de uma Produção de Orquídeas Comercias em Larga Escala para Abastecimento de Gurupi e região sul do Estado do Tocantins.
Projetos Estruturação CDR
Marcos Aurélio Cavalcante Ayres: Instalação do CDR Bico do Papagaio na Rede DESER
Marielen Aline Costa da Silva: Instalação do CDR Médio Norte na Rede DESER
Waldecy Rodrigues: Centro de Desenvolvimento Regional: Desenvolvimento de metodologias e tecnologias sobre desenvolvimento com sustentabilidade, gerando emprego e renda na região central do Estado do Tocantins.
Foto: Luciano Ribeiro