Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

A Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) realizou na manhã desta quinta-feira, 15, a solenidade de passagem de comando do 1° Batalhão (1° BPM), sediado em Palmas. O tenente-coronel PM Fioravan Teixeira assumiu oficialmente o cargo de comandante do 1° Batalhão, substituindo a major PM Marlene Alves Borges Machado, que deixou a função. 

A cerimônia aconteceu na sede da Unidade, em Palmas. O evento contou com a presença do comandante-Geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, do chefe de Estado-Maior da PMTO, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, dentre outras autoridades, efetivo do 1º BPM, alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) do 1º BPM, familiares e demais policiais militares.

O tenente-coronel PM Fioravan Teixeira deixa o Comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), para comandar o 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), Unidade que cuida da segurança da região central de Palmas e adjacências. Ele assumiu o Comando no último dia 05 de setembro, através da Portaria nº 592/2022/Diretoria de Gestão Profissional (DGP) – Seção de Administração e Movimentação de Pessoal (SAMP).

O novo comandante possui experiência em Comando de Policiamento Especializado e auxiliará com integração entre as Unidades de área e Unidades Especializadas no combate à criminalidade da região central da Capital e imediações, intensificando as ações que incomodem os criminosos e garantam segurança para o cidadão.

Respeitando a tradição militar, a passagem de comando contou com revista à tropa, desfile da tropa e pronunciamento do comandante sucessor e comandante sucedido. A cerimônia contou ainda com um momento religioso ecumênico, onde foram citadas passagens bíblicas e realizada a benção ao novo Comando do 1º BPM. Ao final do evento houve ainda a Incorporação dos Alunos Praças do 1º Batalhão da PM, momento simbólico em que a instituição policial militar reconhece que o militar está pronto para executar as atividades inerentes à sua função.

O comandante-Geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, aproveitou a oportunidade para elogiar os trabalhos realizados pela comandante sucedida e desejar bom trabalho ao novo comandante. “Agradeço pelos trabalhos que a Major Marlene fez à frente do 1° Batalhão, e desejo sucesso nessa nova missão ao Tenente-Coronel PM Fioravan Teixeira, que prestará serviços à frente do Batalhão, sempre trabalhando para manter a segurança da sociedade”, disse Coronel Barbosa. 

O comandante do 1° Batalhão, tenente-coronel PM Fioravan Teixeira Silveira agradeceu a confiança depositada em comandar o Batalhão. “Agradeço ao Comandante-Geral pela oportunidade, aqui vamos prosseguir em fazer um bom trabalho à frente do Batalhão, para melhor servir à sociedade, priorizando a segurança da população”, ressaltou o tenente-coronel Fioravan. (PM/TO)