Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína realizou a inauguração da primeira etapa da Via Norte, a maior obra de infraestrutura, mobilidade, logística e sustentabilidade do Tocantins, na noite dessa quinta-feira, 15. O trecho liga a Avenida Cônego João Lima à Avenida Castelo Branco no sentido de norte a sul e possui 1,5 km de extensão, com duas pistas de sete metros de largura cada uma.

A nova avenida de via expressa tem como intuito manter o deslocamento rápido dos veículos. O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, destacou o potencial econômico em desenvolvimento de Araguaína e o quanto o investimento na infraestrutura urbana é necessário para acelerar esse processo.

“Todas as mudanças que estão sendo realizadas é porque não somos mais uma cidade pequena, temos que pensar grande. Estamos crescendo e precisamos estar preparados para os próximos anos", disse Wagner.

A cerimônia também contou com a participação dos secretários, vereadores, segurança pública, representantes de instituições de classe e a comunidade. “Todos estavam esperando por essa obra e os vereadores presentes aqui mostram a importância dessa avenida para a nossa cidade. Temos uma gestão que tem respeito e comprometimento a população”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores, Gideon Soares.

Nessa última quinta-feira, 15, também foi aniversário do prefeito, moradores do Parque Cimba entregaram um bolo para Wagner. “É uma forma de agradecer ao serviço que ele tem prestado”, disse a moradora Darg de Olyê.

Acessibilidade

Na Via Norte, foram instalados quatro semáforos que acompanham botões de acesso com identificações em braile e um sistema de áudio descritivo, ferramentas que auxiliam a travessia pela faixa de pedestres, principalmente das pessoas com deficiência visual, além da rampa de acesso e piso tátil.

Aos 88 anos, a aposentada Odilza Tavares estava presente no evento de inauguração. Ela se locomove com auxílio de cadeira de rodas. “Nesses 40 anos que moro aqui, nunca tinha visto uma obra igual essa”, elogiou a moradora do Centro.

Após o trecho na Avenida Cônego João Lima ser liberado, o pastor Washington Almeida foi o primeiro a passar com o veículo. "Vai facilitar muito, pois é uma obra de uma relevância para a comunidade e que emociona a gente", disse o morador.

Mais detalhes

A obra foi iniciada em julho de 2020 e contou com serviços de drenagem, terraplanagem, implantação de bacia de detenção, além da canalização do córrego Canindé e a pavimentação com 5.000 metros quadrados de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) também foram executados.

“No meio dessa construção, enfrentamos a pandemia, o que elevou o nível de dificuldade dessa obra com preços de reequilíbrio e reajustes. Fizemos um esforço junto à Secretaria da Fazenda e o saneamento fiscal e conseguimos honrar cada centavo dessa obra para chegar nesse momento”, informou o secretário da Infraestrutura, Frederico Prado.

Sinalização

Antes de ser inaugurada, a nova avenida de via expressa já estava com a sinalização vertical e horizontal, pintura em zebrado e tachões para dividir a pista, além da ciclovia para prática de esporte ou locomoção de forma segura. Até os condutores e pedestres se adaptarem, agentes da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) estarão no local realizando um trabalho educativo.

Desenvolvimento econômico

Por meio do Projeto Águas de Araguaína, a primeira etapa da Via Norte teve investimento de R$ 44 milhões, financiados pelo CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina. A obra gerou 3.447 empregos, desses 2.418 são trabalhadores diretos e 1.029, indiretos.

Os comerciantes já fizeram reformas em seus estabelecimentos para integração com a via, novas construções estão sendo feitas e a valorização dos imóveis próximos chega a 250%.