Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcel de Paula

Foto: Marcel de Paula

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com o apoio do Exército Brasileiro, finalizou nesta sexta-feira, 23, as comemorações do Dia da Árvore, comemorado nessa quarta-feira, com a distribuição de 720 mudas nativas do Cerrado para ação educativa de incentivo ao reflorestamento e a construção de consciência ambiental com a comunidade e estudantes do Centro de Ensino Médio Castro Alves.

As mudas foram doadas pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste) do município de Estreito- MA. Dentre as árvores nativas do Cerrado doadas estão o açaí, buriti, bacaba, amora e jatobá. Representando a Semarh, a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade, Erliette Gadotti, conversou com os jovens sobre a importância das árvores para o meio ambiente e, em seguida, os estudantes realizaram o plantio das mudas nas dependências da escola.

Uma parte das 720 mudas foram distribuídas para o plantio no centro de ensino e a outra será distribuída à comunidade. A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, falou da importância da data, do plantio de árvores e da iniciativa para incentivar os alunos a disseminarem a ideia.

“Além do ato simbólico do plantio, queremos mostrar que as nossas atitudes afetam as gerações futuras, por este motivo, impactá-las positivamente é tão importante. Durante a programação, os estudantes aprenderam na prática o que podem fazer para tornar o nosso meio ambiente melhor”, ressaltou Erliette Gadotti.

A diretora da escola, Katilce Guedes, falou da importância da ação e ressaltou que a iniciativa foi abraçada e realizada em conjunto com toda a equipe escolar. “As queimadas e o desmatamento prejudicam o nosso clima. Trazer essa conscientização para os nossos jovens é importante pra gente e para a comunidade, pois é a geração que vai levar e disseminar essa ideia para que a ação seja propagada e dê bons frutos. Espero que essa seja uma ação contínua", explicou a diretora.

O estudante Isaías Fernandes de Sousa, 16 anos, falou que a iniciativa de conscientização e preservação ambiental vai ao encontro das discussões em sala de aula. “Hoje na nossa escola temos uma eletiva que trata sobre o Cerrado e o nível de queimadas ilegais. A ação cumpre o papel de conscientização do aluno e também dos adultos por ser uma ação aberta à comunidade. Acredito que juntos podemos preservar nossas matas”, disse.

Ação

No dia 21 a ação foi realizada no Colégio Rachel de Queiroz, acompanhando os estudantes que tiveram a experiência de plantar mudas, além de poder levá-las para casa.