O cenário dos impactos à saúde mental de adolescentes, principalmente durante a pandemia, movimentou os 99 municípios tocantinenses que fazem parte do Selo Unicef, edição 2021-2024. Os municípios, durante aproximadamente cinco meses, identificaram as principais demandas e necessidades em saúde mental de adolescentes, e mapearam equipamentos, projetos e recursos humanos de promoção à saúde. A ação integra um conjunto de estratégias do Selo Unicef, edição 2021-2024, que visa melhorar os indicadores sociais ligados às infâncias e adolescências, e até o momento, 60 municípios concluíram este processo, que teve como resultado a criação do fluxo de atendimento à saúde mental para adolescentes. Este documento, por sua vez, norteará a implantação do serviço psicossocial especializado até 31 de dezembro de 2022.
O bem-estar psicológico é grande neste contexto de pandemia, que impacta a saúde emocional de crianças e adolescentes. Em agosto de 2022, estudantes entre 11 e 19 anos ouvidos em pesquisa do Fundo das Nações Unidas pela infância (Unicef), em parceria com o Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), afirmaram que é necessário que a escola ofereça atendimento de profissionais para apoio psicológico (80%), e espaços em que eles possam falar sobre os sentimentos (74%). Segundo os entrevistados, no entanto, esses dois itens nos três meses que antecederam a pesquisa, só foram oferecidos por 39% e 43% das escolas, respectivamente.
A psicóloga e Mestra em educação, Alessandra Xavier, da Universidade Estadual do Ceará, consultora responsável pela criação dos documentos auxiliares e formação das equipes técnicas dos municípios para a criação dos fluxos em saúde mental no Selo Unicef, o papel da escola é fundamental no fortalecimento do bem-estar psicológico de meninos e meninas. “O ambiente escolar precisa ser acolhedor e oferecer proteção, recursos de fortalecimento da autoestima e de confiança na capacidade de resolver problemas”, declarou a consultora durante a primeira aula virtual de construção do fluxo de saúde mental em junho de 2022.
Mobilização intersetorial pela saúde mental
Monte Santo é um dos 60 municípios tocantinenses que concluíram a elaboração do fluxo de atenção à saúde mental de adolescentes. O trabalho foi desenvolvido com a participação de diversas secretarias, órgãos e conselhos municipais, entre eles, saúde, educação, assistência social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social e outros. Uma participação de destaque na elaboração do fluxo foi o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) do Selo Unicef.
A assistente social do CRAS do município, Delba Mair, destaca que durante a elaboração do fluxo, o município pôde identificar seus pontos fortes e fracos e a partir deles alcançar melhorias significativas. O município não possui CAPS e precisa deslocar os usuários que necessitam do serviço para o município vizinho de Paraíso do Tocantins. No entanto, a equipe multiprofissional de Monte Santo se esforça e está comprometida com a qualidade do atendimento ao usuário. Ela destaca, por exemplo, a contratação de um psiquiatra para o quadro. “Antes do Selo Unicef esse atendimento de saúde mental era feito pontualmente através da equipe de saúde com a profissional de psicologia. Depois do Selo nós tivemos a contratação do psiquiatra devido à grande demanda. Apesar de vir só uma vez ao mês, o que para a gente ainda é uma fragilidade, não deixa de ser um ganho muito importante porque antes não tinha”.
A capacitação dos profissionais que realizam o atendimento dos adolescentes também é uma preocupação em Monte Santo, que chega a atender dez adolescentes por mês aproximadamente. “Eu gostaria de agradecer imensamente ao Selo Unicef que tem capacitado os profissionais que vão atender este público e esses cursos foram justamente um diferencial no atendimento de crianças e adolescentes”, declara a assistente social. Os cursos aos quais Delba refere-se também fazem parte da metodologia do Selo Unicef e foram oferecidos no primeiro semestre de 2022.
Adolescentes e a saúde mental
O Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA) de Monte Santo proporcionou à adolescente Ester Lima uma grande mudança de visão sobre seu bem-estar psicológico. É que a adolescente de 17 anos não percebia que sua saúde mental estava necessitando de cuidados. Sua mãe sempre a alertava de que ela precisava equilibrar a rotina de estudos que geralmente a deixava muito estressada e com crises de choro e ansiedade.
Após participar de palestras e de dialogar com a mãe, Ester não perdeu tempo e decidiu buscar atendimento com uma psicóloga. O resultado não poderia ter sido melhor. Com o suporte profissional adequado, a menina não apenas melhorou sua saúde mental, como agora ajuda outros adolescentes. Durante o setembro amarelo de Monte Santo, a menina participou de rodas de conversa e nestes espaços pôde compartilhar suas experiências. “Foi bem legal porque não era só eu falando, tiveram outros adolescentes e profissionais da área falando de uma forma mais descontraída. Foi muito bom ter um assunto sério tratado de um jeito simples. Isso abriu muito minha mente”.
Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Nesta edição, a saúde mental de crianças e adolescentes é um dos temas a serem trabalhados pelos municípios que aderiram à estratégia.
Lista de municípios em Tocantins que concluíram os Fluxos de atendimento à saúde mental de adolescentes:
Aguiarnópolis
Aparecida do Rio Negro
Araguacema
Araguaçu
Araguaína
Araguanã
Araguatins
Arapoema
Augustinópolis
Babaçulândia
Bandeirantes do Tocantins
Barrolândia
Campos Lindos
Cariri do Tocantins
Carmolândia
Chapada de Areia
Colinas do Tocantins
Colméia
Dianópolis
Divinópolis do Tocantins
Dois Irmãos do Tocantins
Formoso do Araguaia
Guaraí
Ipueiras
Itacajá
Jaú do Tocantins
Juarina
Lagoa da Confusão
Lajeado
Lavandeira
Lizarda
Maurilândia do Tocantins
Miracema do Tocantins
Monte Santo do Tocantins
Muricilândia
Nazaré
Novo Acordo
Novo Alegre
Palmeirópolis
Paraíso do Tocantins
Paranã
Pau D'Arco
Pedro Afonso
Peixe
Pindorama do Tocantins
Piraquê
Praia Norte
Rio dos Bois
Santa Fé do Araguaia
Santa Maria do Tocantins
Santa Rita do Tocantins
São Bento do Tocantins
São Félix do Tocantins
São Salvador do Tocantins
Silvanópolis
Sucupira
Tabocão
Tocantínia
Tupirama
Wanderlândia