Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Contrariando as expectativas previstas para o ano de 2022, o PIB da construção civil se superou e cresceu acima do esperado neste ano e deve ser um dos segmentos que mais irá crescer. A projeção realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em janeiro deste ano era de 2%. A nova previsão é de que a alta chegue a 3%.

Acompanhando esse crescimento, o setor imobiliário também surpreendeu e se manteve em destaque, como consequência do crescimento da construção civil em todo País. O mercado avançou 2,7% no segundo trimestre em relação ao primeiro, o melhor resultado desde o terceiro trimestre de 2021 (4,4%), segundo dados IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A estimativa para este ano apontava um crescimento de 3%, que agora pode chegar a 5% até o final do ano.

Apesar das instabilidades no cenário econômico nacional e internacional, o mercado imobiliário se manteve estável, mesmo após a grande alta de 2021, quando as vendas do setor bateram recordes. Especialistas afirmam que 2022 é o segundo melhor ano para o ramo depois de 2021, pois ainda que não tenha tido uma alta significativa, os resultados demonstram resiliência.

No Tocantins, o mercado imobiliário se mantém aquecido, com boas expectativas até o final do ano. Para o gerente comercial da Buriti Empreendimentos, Márcio de Paula, o ano de 2022 vem surpreendendo positivamente, mantendo os bons resultados alcançados em 2021, mesmo em com um cenário de incertezas para o setor. “A moradia ganhou um novo significado após a pandemia e a casa própria continua fazendo parte do sonho de muitos brasileiros e isso pode ser observado nos resultados que o setor imobiliário vem apresentando”, destacou.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Censo de Moradia Quinto Andar, em parceria com o Instituto Datafolha, 87% dos brasileiros compartilham o sonho de ter a casa própria. O funcionário público, Alexçandro Campos, só conseguiu adquirir o imóvel por causa das facilidades de pagamento. “Eu adquiri o meu lote parcelado, pois não tinha condição de comprar um terreno à vista para construir a casa própria e sair do aluguel, foi a forma mais fácil que encontrei”, afirmou. (Precisa AI)