Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Araguaína mantém a tradição como centro de referência em saúde para seus cidadãos dezenas de cidades da região norte do Tocantins. O Instituto de Prevenção (Clínica da Mulher) é o mais novo ponto de apoio para o público feminino na prevenção dos cânceres de mama e colo de útero. A inauguração foi nessa terça-feira, 4, em celebração à aberturas das ações do Outubro Rosa, mês de conscientização para a prevenção do câncer de mama. O serviço é uma parceria entre a Prefeitura de Araguaína e o Hospital de Amor de Barretos (SP).

O prefeito Wagner Rodrigues destacou que um dos objetivos da gestão é continuar investindo para ampliar a rede de cuidados aos cidadãos. “Foi nos dada a responsabilidade de cuidar das pessoas e é isso o que estamos fazendo. Esse é um projeto iniciado na gestão do ex-prefeito Ronaldo Dimas e foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Tiago Dimas. Agora vamos buscar todas as parcerias possíveis e os nossos representantes em Brasília para manter esse instituto funcionando todos os meses. Sou muito grato à toda a equipe do Hospital de Amor pela dedicação à Araguaína. Que nós possamos, unidos, com o todo o conhecimento disponível, salvar muitas vidas”.

Foto: Marcos Sandes

Uma estrutura de ponta
O Instituto de Prevenção (Clínica da Mulher) abre as portas oferecendo em um só lugar consultas e exames gratuitos com equipamentos de última geração. A secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, reforçou que o instituto está dentro do plano de governo da Saúde da atual gestão e mais um compromisso foi cumprido.

“Araguaína recebe hoje um presente, não só para nossos cidadãos, mas também para todos os municípios que formam a macrorregião norte do Tocantins. E esse é um serviço que está à disposição da mulher todos os meses do ano, não só em outubro”, ressaltou a secretária.

O espaço conta com recepção, área administrativa, consultório de mastologia, ginecologia, sala de mamografia, ultrassonografia, sala para coleta de Papanicolau e sala de observação. Para o funcionamento, há uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, farmacêutico, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, assistente administrativos.

Os serviços serão mantidos com recursos de emendas parlamentares e doações para pagamento dos servidores, aquisição de insumos, medicamentos e demais custos para o funcionamento do prédio.

Como buscar os serviços

Localizado na Rua das Colinas, nº 76, na Vila Norte, o instituto terá capacidade para atender 100 pacientes por dia com a oferta de 50 mamografias e 50 exames de Papanicolau. Para agendar consultas, a paciente pode ir até o instituto presencialmente com os documentos pessoais ou ligar no telefone (63) 3413 6000. A marcação também pode ser feita via encaminhamento da UBS (unidade básica de saúde).

Prevenção móvel

Os serviços oferecidos pelo Instituto de Prevenção têm o reforço da carreta móvel, que leva os exames preventivos até os bairros e outras cidades da região. O responsável pelas unidades de prevenção do Hospital do Amor, Raphael Luiz Haikel Júnior, afirmou que as mulheres podem esperar o que há de mais tecnológico e mais moderno no que diz respeito à prevenção do câncer de mama e colo de útero.

“É uma unidade preparada para oferecer toda a linha de cuidado à mulher, desde a mamografia até a biópsia. Sobre nossos equipamentos, podem ter iguais, mas melhor não tem no Brasil", disse Raphael, que ainda chamou atenção para o importante trabalho dos agentes de saúde nas ações de combate ao câncer.

“O trabalho principal acontece por meio da Atenção Básica da Secretaria da Saúde. São esses profissionais que movem a prevenção. É preciso bater de porta em porta e convencer as mulheres e fazer o exame preventivo, mesmo que elas não sintam nada. É uma luta para salvar a vida dessas mulheres”, finalizou o médico.

Homenagem merecida

Em todo o Brasil, o Hospital do Amor coordena 20 institutos de prevenção e a unidade de Araguaína será conhecida como “Savana Duarte”. O nome é em homenagem à farmacêutica araguainense Savanna Duarte, que morreu em 2016, aos 34 anos, vítima de câncer de colo de útero. A mãe de Savanna, Fátima Duarte, participou da cerimônia de inauguração e agradeceu a homenagem à filha.

“É tamanha a minha gratidão por isso, estou sem palavras para dizer. A saudade da Savanna é imensa, mas é com muita alegria que estou aqui hoje para prestigiar esse instituto que leva o nome dela. A emoção é muito grande, estou muito feliz mesmo. Muito obrigado por sugerirem o nome da minha filha para esse serviço tão importante”, disse emocionada a mãe.

Após perder a filha para o câncer, Fátima criou o Lar de Savana em 2017, uma casa de apoio com capacidade para atender de 10 a 30 acompanhantes e mulheres que buscam tratamento contra o câncer em Araguaína. O espaço está localizado na Rua W, 95, Loteamento Martins Jorge.

Câncer de mama no Brasil

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente nas mulheres do mundo e é o tipo de câncer que mais causa a morte de mulheres no Brasil, com exceção da região norte, onde a posição é o ocupada pelo câncer de colo de útero.

A estimativa para 2022 é de mais 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil, o que dá uma média de 43,77 a cada 100 mil mulheres. Em grande parte dos casos, o câncer nasce sem dar sinais, totalmente assintomático, por isso a necessidade dos exames de prevenção.

Os exames preventivos do câncer de mama são recomendados para mulheres dos 40 aos 69 anos e do câncer de colo do útero para mulheres de 25 a 64 anos.