Com o objetivo de apoiar tecnicamente os gestores municipais de Assistência Social dos 139 municípios, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), divulga um cronograma de atividades de orientação técnica para os municípios sobre o preenchimento dos formulários do Censo SUAS.
O Censo SUAS é realizado anualmente, desde 2007. Esse ano terá início no dia 3 de outubro e se encerra no dia 2 de dezembro. A Setas é o órgão que coordena a Política de Assistência Social no Estado.
O objetivo é coletar informações que retratam a Política de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social no que se refere à oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, inclusive sobre a estrutura física, recursos humanos e financeiros.
“É importante destacar que o Censo SUAS é obrigatório para todos os municípios e estados brasileiros, consistindo em uma importante ferramenta de gestão de informações, em que os dados gerados servem para subsidiar a construção de diagnósticos das ações socioassistenciais e indicadores de monitoramento, como por exemplo, o IDCRAS, IDCREAS e o IDConselho, utilizados como critérios para incentivos e repasses de recursos financeiros em âmbito nacional”, destaca a diretora do Sistema Único de Assistência Social e Programas Especiais, Arely Soares Carvalho Telles.
Dúvidas
A dúvidas devem ser enviadas para canais institucionais das devidas áreas técnicas da Diretoria do SUAS da SETAS.