Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Arthur Silva

Foto: Arthur Silva

Os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE-TO), participaram nessa quinta-feira, 13, de sua 113ª reunião ordinária. O encontro debateu a aprovação de aporte de recurso do Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico (FDE-TO) para projetos voltados para atração de investimentos e qualificação da mão-de-obra em todo o Estado. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e foi mediada pelo gestor da Pasta, e presidente do CDE-TO, Carlos Humberto Lima.

Durante a reunião, foram aprovados R$ 11.679.600,00 (onze milhões, seiscentos e setenta e nove mil e seiscentos reais) em aporte de recursos do FDE-TO. Tiveram as solicitações de recursos atendidas os projetos Tocantins do coração do Brasil para o mundo, apresentado pela Gerência de Desenvolvimento de Exportação da Secretaria da Industria, Comércio e Serviços (Sics); o projeto para a realização do Pavilhão do Desenvolvimento Empresarial na AGROTINS 2023, apresentado pela Diretoria de Indústria, Comércio e Serviços da Sics; o projeto da 7ª Edição da Feira Época de Araguaína, apresentado pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara); o projeto Tocantins mais Profissionalização – Transporte; apresentado pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/ Senat); o projeto Tocantins mais Profissionalização – Comércio e Serviços, apresentado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o projeto do 1° Fórum das Micro e Pequenas Empresas e Empresas de Pequeno Porte da Região Norte, uma parceria da Sics com a Femicro, apresentado pela Sics.

Para a conselheira representante da Secretaria do Trabalho e Ação Social, Simone Brito, a aprovação de projetos para qualificação de mão-de-obra beneficia a parte da população que necessita de assistência social para acessar os postos de trabalho ofertados no mercado. “Os projetos para qualificação de mão-de-obra são de suma importância para o desenvolvimento do nosso Estado. Temos uma grande oferta de serviços, mas não temos condições de ocupação destas vagas pela falta de qualificação, a nossa preocupação é de mostrar que o Estado tem uma política pública de qualificação”, afirmou a conselheira.

O conselheiro representante da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, destacou a importância da parceria do Governo do Tocantins com o sistema S para capacitação de mão-de-obra, essencial para o crescimento das empresas tocantinenses. “O que mais escutamos no meio empresarial é que as empresas não crescem por falta de gente capacitada para trabalhar, a demanda está enorme em todos os cargos e o CDE está tendo essa preocupação com a capacitação para que o comércio, a indústria e o setor de serviços cresçam”, ressaltou o conselheiro.

Para o presidente do CDE e gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, o Governo do Tocantins trabalha para construir um ecossistema empresarial adequado para atrair grandes empresas que irão gerar emprego e renda nas regiões, a aprovação de projetos de qualificação de mão-de-obra irá preparar pessoas para assumirem esses novos postos de trabalho. “O trabalho da Sics é muito importante pois como temos plena noção dos grandes empreendimentos que estão acontecendo e irão acontecer no Estado, vamos preencher essas vagas com mão-de-obra tocantinense qualificada”, explicou o secretário.