Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína deu início em setembro às obras de interligação da Avenida Campos Elísios, na região do Setor Planalto, com a BR-153, criando uma conexão direta da Via Norte com a rodovia. A avenida também receberá uma nova capa asfáltica no trecho entre as ruas Confiança e Anchieta.

A conexão, que trará mais mobilidade e segurança para os condutores, faz parte do Projeto de Saneamento Águas de Araguaína e está orçada em R$ 1.744.202,14 com recursos do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina. O secretário da Infraestrutura, Frederico Prado, lembrou que a Prefeitura preparou os moradores para a importância e impacto da obra na localidade.

“Em março e no começo do mês de setembro, fizemos visitas às casas, entregamos panfletos com detalhes do projeto e falamos das medidas de segurança necessárias durante as obras. Agora avançamos para a execução com previsão de entrega até o final do ano”, informou o secretário.

Conexão Via Norte e BR-153

A Avenida Campos Elísios será a principal ligação entre a Via Norte e a BR-153. Uma das frentes da obra será a implantação do novo trecho que fará a conexão, que começa na Rua Jataí e terá 335 de metros de extensão com duas pistas de circulação, cada uma com sete metros de largura.

A extensão da avenida até a rodovia receberá ainda drenagem, canteiro central, sinalização, iluminação pública e calçadas com acessibilidade, e beneficiará moradores do Setor Panorama, Vila Boa e Jardim Goiás. Já a outra frente contempla uma nova capa asfáltica que será implantada na Av. Campos Elísios em um trecho de 700 metros entre as ruas Confiança e Anchieta.

Com o maior programa de pavimentação do Estado do Tocantins, Araguaína já tem mais 900 quilômetros de novo asfalto, feitos em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), processo que não necessita de um período longo de secagem e tem durabilidade de até 10 anos.

Via Norte

A primeira etapa da Via Norte, maior obra de maior obra de sustentabilidade, logística e mobilidade urbana do Tocantins, foi inaugurada no último dia 15 de setembro. O trecho com 1,5 quilômetros de extensão fica entre a Avenida Cônego João Lima e a Avenida Castelo Branco e traz ganhos direto para a mobilidade urbana na região. A obra também faz parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, com recursos de cerca de R$ 44 milhões.