Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Ruraltins

Foto: Divulgação Ruraltins

Com produtividade em torno de 20 toneladas de mandioca irrigada, tipo Cacau Melhorada, o produtor Washington Martins recebeu na manhã desta quinta-feira, 20, na Fazenda Recando do Vale, em Lajeado, produtores e técnicos para a realização de Dia de Campo em Mandiocultura. A propriedade assistida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) é exemplo de boas práticas agrícolas na cultura da mandioca.

Acompanhado pelo extensionista Saint Hunter, e apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o produtor relata que começou a atividade há cinco anos e hoje trabalha com cinco hectares de área plantada e irrigada, e planeja expandir a produção em mais cinco hectares.

“Tem cinco anos que a gente vem trabalhando com cultura da mandioca, especificamente a cacau melhorada, uma variedade que tem boa aceitação no mercado de Palmas; e a gente visa esse mercado. E a gente está trabalhando para plantar, ainda este ano, mais cinco hectares, uma parte para ser irrigado e outra para ser sequeiro e com projeto futuro de ampliar ainda mais essa área. Contamos o apoio técnico do Ruraltins e da Embrapa, com um técnico que sempre está presente aqui, às vezes não presencialmente, mas estamos sempre em contato e que tem ajudado muito a gente é o engenheiro agrônomo Saint Hunter, um parceirão aqui desde o início da implantação do nosso projeto. Ele me apresentou o trio da produtividade, juntamente com o doutor Gustavo [Azevedo, que é outro técnico da Embrapa, e a partir do momento que a gente implantou esse projeto aqui nessa propriedade a gente teve um aumento significativo na produção algo em torno de 25%, e a gente vem melhorando ainda mais esse projeto, trabalhando com novas técnicas, novos produtos e até mesmo no manejo da cultura”, relatou o produtor.

No evento a abordagem foi sobre a fertirrigação e o cultivo irrigado na cultura da mandioca, que de maneira eficiente, e com manejo adequado, garantem maior produtividade. Outro ponto levantado foi o trio da produtividade, que consiste em um conjunto de boas práticas para o cultivo da mandioca, a partir de técnicas simples, como um arranjo espacial e capinas regulares associadas a materiais genéticos (manivas-sementes) de boa qualidade, possibilitam o aumento da produtividade.

Para o engenheiro agrônomo, e um dos organizadores do evento, Cristiano Freire, do Ruraltins de Miracema, o Dia de Campo é uma ação de apoio ao desenvolvimento de boas práticas agrícolas no cultivo da mandioca para o município e região.

O produtor de Tocantínia, Antônio Pedro Soares Foia, trabalha com uma pequena área de cultivo de mandioca, além da criação de aves, e recebeu com bastante interesse todas as informações oferecidas no evento. "Sou produtor rural e recebo assistência do Ruraltins de Tocantinia, e hoje eu vim buscar mais conhecimento para melhorar a produtividade na minha propreidade", disse. 

O Dia de Campo faz parte das metas do Convênio Oportunidade nº 839847/2016, firmado entre Governo do Tocantins e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Executado em todas as regiões do Estado pelo Ruraltins, o Convênio Oportunidade tem por finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir ao agricultor familiar melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.