Como ocorreu em 2 de outubro, o Tocantins terá 23 urnas eletrônicas auditadas no 2º turno das eleições de 2022. No sábado (29/10), a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realiza o sorteio dos equipamentos em Cerimônia Pública no auditório do Tribunal.
Qualquer pessoa pode acompanhar o procedimento, seja presencialmente ou pelo canal da Justiça Eleitoral do Tocantins no YouTube. As instituições fiscalizadoras que participarem da cerimônia pública poderão, inclusive, indicar urnas a serem auditadas.
Dois tipos de auditorias são realizados no dia da eleição: o Teste de Autenticidade da Urna Eletrônica, feito em máquinas de votar de três seções sorteadas; e o Teste de Integridade das urnas eletrônicas, que ocorre em urnas de 20 seções sorteadas.
Estão convidados a acompanhar os trabalhos os representantes de partidos políticos e das coligações, a Ordem dos Advogados, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional do Ministério Público, o Tribunal de Contas da União, as Forças Armadas, Confederação Nacional da Indústria, demais integrantes do Sistema e entidades corporativas pertencentes ao Sistema S, entidades privadas brasileiras, sem fins lucrativos, com notória atuação em fiscalização da gestão pública, credenciadas junto ao TSE e os departamentos de tecnologia da Informação de universidades.
Teste de Autenticidade
Auditoria para verificação de autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas, este teste é realizado no dia das eleições, antes do início da votação, a partir das 7h, na própria seção eleitoral sorteada. Participam o juiz eleitoral, representantes e fiscais dos partidos e o(a) presidente da mesa receptora de votos.
Durante a auditoria, é feita a verificação da regularidade dos relatórios de controle; exame da conformidade dos procedimentos de verificação; verificação da integridade dos programas instalados na urna eletrônica; e verificação da afixação dos lacres na urna eletrônica para início da votação.
Feito isso, a zerésima é impressa e a votação tem início na seção.
Teste de Integridade
A auditoria visa demonstrar a lisura do processo eleitoral ao comprovar que todo voto registrado na urna eletrônica é devidamente computado.
Os trabalhos são realizados paralelamente às eleições, na mesma data e horário (30/10, de 8h às 17h). Neste ano, a estrutura para o Teste de Integridade foi montada na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. O processo de auditoria é público e aberto a toda a sociedade.
Ao todo, 20 urnas passarão pelo Teste de Integridade no estado: 18 urnas de qualquer seção eleitoral do Tocantins vão ser sorteadas para o Teste convencional e duas outras farão parte de um projeto-piloto do Teste de Integridade com a utilização da biometria. (TRE/TO)