Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciene Machado

Foto: Luciene Machado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu nessa segunda-feira, 31, o montante de 246 cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção (cadeiras de banho padrão e infantis) que irão atender as necessidades dos pacientes, portadores de deficiências físicas temporárias ou definitivas, regulados nos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCER/TO) sob gestão estadual.

Os equipamentos começam a ser entregues nesta terça-feira, 1º de novembro, e fazem parte de um total de 2.535 cadeiras de rodas (banho, tetraplégica e outras) e meios auxiliares de locomoção (muletas, andadores, cintas para transferência, tábua para transferência, além de mesa de atividades e adaptações) adquiridos pelo Governo do Tocantins.

“Serão entregues, neste primeiro momento, 217 cadeiras de rodas para banho padrão reclináveis e 37 cadeiras banho padrão, reclinável, infantil e carrinho dobrável para atendimento dos pacientes do CER de Porto Nacional, Araguaína e Palmas. A entrega será iniciada ainda esta semana e ocorrerá por ordem cronológica de solicitação”, explicou a gerente de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, da SES-TO, Débora Okabaiashi.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana ressalta que esta entrega pretende atender pacientes que aguardavam há mais de três anos. “Estamos trabalhando para dar atendimento célere de todos os pacientes, para que com estes equipamentos tenham mais qualidade de vida e possam fazer atividades como por exemplo, o retorno à escola e ao mercado de trabalho”, afirmou o gestor.

Atendimento

Para ter acesso às cadeiras de rodas e aos meios auxiliares de locomoção, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) necessitam buscar o primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em âmbito municipal, que encaminhará para as unidades do SCER-TO mais próxima.

Os SCER-TO visam reabilitar pessoas com deficiência física e intelectual e dispõe de equipe multiprofissional composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico neurologista, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo, oferecendo consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, os quais serão adquiridos pelo Governo do Estado.