Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Luiz de Castro

Com um ambiente seguro, mais de 20 mil candidatos puderam participar com tranquilidade do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) no Tocantins. As provas foram aplicadas em 123 locais distribuídos em 31 municípios. Nenhuma intercorrência foi registrada pelas forças de segurança do Tocantins.

O diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), coronel Álon Amaral destacou que mais uma vez a integração foi fundamental para o sucesso da operação. “Cada força atuou dentro das suas atribuições, prestando todo apoio necessário ao Enem 2022. Ocorreu tudo conforme o objetivo, desde a escolta das provas até os locais de aplicação, controle de tráfego, sem nenhuma intercorrência. Todos estão de parabéns e a expectativa é que no segundo dia de provas, consigamos repetir o sucesso da operação desse primeiro dia”, destacou.

Gabinete de Monitoramento

As ações da Operação Enem 2022 foram acompanhadas pelo Gabinete de Monitoramento instalado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas. O gabinete é coordenado pela Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSI/SSPTO) e o Sistema Integrado de Operações (SIOP). A Operação Enem 2022 segue no próximo domingo, 20 de novembro, segundo dia de provas.

O Enem é a segunda maior operação logística que ocorre a nível nacional, ficando atrás apenas da operação Eleições. Todos os anos as forças de segurança do Tocantins prestam apoio ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, quanto à guarda de malotes com provas, transporte dos malotes com escoltas dos veículos dos Correios e segurança dos locais de prova nos dias de aplicação do Enem.

Ao todo, as corporações empregaram um efetivo de 626 agentes de segurança pública, 143 viaturas, três aeronaves e duas embarcações.

A Operação Enem 2022 é coordenada pela SSI/SSPTO e o SIOP, com atuação das Polícias Militar, Civil, Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), Correios, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), e Energisa.