Miracema do Tocantins recebe a partir dessa semana, atividades socioambientais voltadas à educação, inclusão e tecnologia oferecidas pela BRK Ambiental. A companhia estará presente no município com a Nave BRK e a peça teatral “Tem um Rio na Biblioteca”. As iniciativas que usam o lúdico para trazer temáticas ambientais como o uso consciente da água já percorreram outras cidades do Tocantins, alcançando milhares de crianças, jovens estudantes e comunidade.
A coordenadora de responsabilidade socioambiental da BRK, Geórgia Milhomem, reafirma que as atividades integram os valores da companhia em oportunizar às pessoas o desenvolvimento pessoal e profissional. “As ações são direcionadas à comunidade, mas com foco nas crianças e adolescentes, uma vez que as mesmas, estão em fase de intenso aprendizado. A educação ambiental acompanha o processo de desenvolvimento deste público formando cidadãos, mais conscientes sobre seu compromisso com o meio ambiente”, pontuou.
Nave BRK
No Tocantins, a Nave estacionou nas cidades de Dianópolis, Gurupi, Porto Nacional e segue para seu próximo destino, Miracema, nos dias 21 a 24, e percorrerá quatro escolas públicas da cidade. Até o momento, mais de duas mil pessoas passaram pela experiência sensorial e interativa que proporciona mais desenvolvimento no conhecimento.
O ônibus, possui um espaço interno caracterizado com itens que remetem ao ambiente espacial e conta com recursos acessíveis como audiodescrição, videodescrição e elevador para cadeira de rodas. Na Nave, os visitantes, utilizando óculos de realidade aumentada, sobrevoem a Terra aprendendo sobre a importância de utilizar a água de forma consciente, desde não desperdiçar até não poluir. A visita à Nave é gratuita e aberta à comunidade.
Tem um rio na biblioteca
No Tocantins, a peça foi apresentada em Gurupi e Paraíso do Tocantins, envolvendo mais de quatro mil crianças. Os próximos espetáculos ocorrerão em Miracema nos dias 23 e 24 (quinta e sexta-feira); em seguida, nos dias 28 e 29 de novembro, (segunda e terça-feira), em escolas públicas e particulares da cidade.
De forma bem-humorada e didática, os personagens Zizi e Vavá se aventuram a ajudar o planeta Terra na tarefa de enfrentar a poluição. A jornada dos personagens é bem-sucedida, pois, descobrem nos livros, as soluções para salvar o planeta e se encantam então com o poder da leitura, passando por histórias e descobertas que ilustram a diferença que o conhecimento faz. A peça também incentiva as crianças a terem um contato mais próximo com os livros apresentando uma reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente.
O espetáculo aborda ainda conteúdos como uso da água potável, os 5 “R’s” (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), a importância do saneamento básico, conceitos como sustentabilidade e os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU), sempre aplicados nos seus contextos e cotidianos.