Com a campanha institucional “Vacina: sua defesa contra várias doenças”, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realiza uma mobilização para incentivar todos e todas a continuarem se protegendo contra a covid-19. Para lançar essa ação focada na saúde pública, a sede da instituição, em Palmas, será ponto de vacinação contra covid-19 e influenza nessa terça-feira, 29, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30.
A ação para vacinação tem a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas e é realizada pela Defensoria Pública por meio do Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa) e da Diretoria do Núcleo Regional da Instituição em Palmas.
Qualquer pessoa interessada em atualizar o ciclo vacinal e esteja apta, conforme as faixas etárias estabelecidas para cada etapa de vacinação (no caso da covid-19), pode procurar a DPE-TO para a imunização. A campanha também é direcionada aos membros, servidores, servidoras e demais profissionais da Instituição.
Como proceder
Para vacinar contra covid-19 ou influenza, a pessoa interessada deve trazer documento de identificação e o cartão de vacina, se tiver. A orientação da Semus é que haja medidas para evitar-se a transmissão e/ou contágio da covid-19, como o uso de máscaras faciais.
No que diz respeito à vacina contra a covid-19, devem ser observadas as faixas etárias para cada fase, sendo elas:
-1ª dose (6 meses a dois anos e acima de 5 anos);
-2ª dose (todas as idades);
-3ª dose (acima de 12 anos);
-4ª dose (acima de 40 anos).
Campanha institucional
A campanha institucional da Defensoria Pública visa colaborar com a conscientização sobre a importância da imunização para adultos e crianças, especialmente neste período que pessoas se reúnem para assistir aos jogos da Copa do Mundo e, ainda, se aproximam as festas e confraternizações de fim de ano.
A proposta da campanha “Vacina: sua defesa contra várias doenças” é compartilhar informação de qualidade sobre imunização com as pessoas assistidas, incentivando-as a buscarem proteção para elas e para seus filhos e filhas. Desse modo, além da ação de vacinação, a proposta é distribuir conteúdo informativo por meio das redes sociais da Instituição.
A mobilização da Defensoria Pública deve ocorrer até 20 de dezembro, podendo ser prorrogada a depender da necessidade e do índice de crescimento de covid-19 na Capital. (DPE/TO)