Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Começa nessa segunda-feira, 5, o período de rematrícula para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Araguaína. De acordo com a Secretaria da Educação, mais de 18 mil alunos devem confirmar seu retorno à sala de aula em 2023.

Os pais ou responsáveis pelos alunos matriculados nas unidades municipais de ensino têm até o dia 16 de dezembro para garantir a vaga para o próximo ano letivo. O prazo vale tanto para o Ensino Fundamental quanto para as creches e EJA (Educação de Jovens e Adultos) da cidade e zona rural.

“Esperamos todos os responsáveis pelos nossos alunos de casa e reforçamos que não deixem para última hora. Já estamos nos organizando para fazer um novo ano letivo de muito sucesso, acolhimento e responsabilidade, como temos feito até aqui”, destacou o superintendente da Educação, Railon Borges.

Como fazer a rematrícula

Para manter a vaga da criança, os responsáveis devem procurar a secretaria da unidade escolar em que seu filho está matriculado, levando os documentos pessoais do aluno, cartão de vacina atualizado e comprovante de endereço. O atendimento será das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, por ordem de chegada. Na zona rural, o atendimento será da mesma forma nas 12 unidades de ensino.

Novos alunos

Já para os alunos novatos, o período de matrículas iniciará no dia 9 janeiro de 2023, seguindo até o dia 27 de janeiro. A previsão da Secretaria da Educação é de que quatro mil novas vagas sejam disponibilizadas para alunos que ainda não estão estudando na Rede Municipal.

Atualmente, o Município conta com 78 unidades de ensino entre escolas e creches que possuem toda a estrutura necessária para garantir a qualidade das aulas tanto na zona urbana, quanto na zona rural de Araguaína. As aulas referentes ao primeiro semestre de 2023 estão previstas para serem iniciadas no dia 1° de fevereiro.

Destaque na Educação

Araguaína é uma das cidades do Tocantins que se destaca em investimentos na Educação. Nos últimos anos, a Prefeitura entregou 16 novas escolas municipais com padrão de excelência e, entre janeiro de 2021 e julho de 2022, mais de 16 escolas foram reformadas e ampliadas.

A Secretaria da Educação de Araguaína também vem inovando na formação continuada dos professores e servidores do Ensino Fundamental e Educação Infantil, ampliando a qualificação e aprimoramento dos profissionais.

De acordo com os dados das secretarias da Educação, Administração e Fazenda, os valores investidos na Educação do Município já ultrapassam os 40% do orçamento municipal, inclusive com folha de pagamento dos profissionais do magistério.

Educação Inclusiva

Desde 2003, o Município desenvolve o Programa de Educação Inclusiva, por meio de uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Educação.

De acordo com dados da Secretaria da Educação de Araguaína, das 78 escolas e creches, 30 delas são referência no Ensino Especial no Tocantins. Mais de 40 professores são preparados continuamente para acolher e alfabetizar os mais de 600 alunos com algum tipo de deficiência, matriculados nas unidades de ensino municipais.

O Município também oferece o transporte escolar acessível, com veículos adaptados, para atender os alunos com deficiência física, além de serem acompanhados de um monitor.