Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Destaque na produção agroindustrial no Tocantins, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) concluiu nessa terça-feira, 6, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária, em Palmas, uma reunião de avaliação das ações realizadas este ano e planejamento das atividades para o ano de 2023.

Durante dois dias, a equipe de inspeção da Adapec avaliou os diversos serviços executados pelo SIE desde o processo de autorização, credenciamento e fiscalização do processamento de produtos nas agroindústrias destacando a atuação do órgão no controle da qualidade sanitária dos produtos produzidos nestas empresas. Só este ano foram realizadas 3,4 mil ações de fiscalizações.

O SIE é responsável atualmente por 41 indústrias, divididas entre: entreposto, pescado, laticínios e frigoríficos. Sendo que destas, 13 são registradas no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que possibilita a comercialização de seus produtos para todo o país.

“O Serviço de Inspeção é um setor importante para a economia do nosso Estado, pois é responsável pelo registro de agroindústrias, e pela qualidade dos produtos que são produzidos nestas empresas e chegam aos consumidores. Por isso queremos fortalecer este setor para que possamos atender novas agroindústrias interessadas em aderir ao SIE,” ressaltou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Uma prova da importância do trabalho executado pelo SIE é perceptível no crescimento de 18,34%, este ano do número de abate de bovinos nos sete frigoríficos sob a responsabilidade da Adapec em relação ao período comparativo de janeiro a outubro de 2021. Além disso, houve crescimento em todos os setores de produção de aves, ovos, laticínio e pescado.

Nestas agroindústrias, a Adapec executa rotineiramente um trabalho de fiscalização fundamental para a qualidade dos produtos processados. “O SIE faz diariamente a fiscalização da produção destas indústrias, por isso é importante avaliarmos nossas ações para qualificar ainda mais o nosso trabalho e oferecer às indústrias um serviço de excelência e consequentemente garantir produtos inspecionados e de qualidade aos consumidores,” destacou, o gerente de inspeção animal, Antonio José Caminha

Combate a produtos clandestinos

Outro destaque apontado pela equipe do SIE está no combate ao comércio e produção clandestina de produtos de origem animal. Durante o ano, foram realizadas em parceria com outros órgãos de fiscalizações como o Ministério Público Estadual, Vigilância Sanitária Estadual e municipais, diversas ações que retiraram de circulação produtos clandestinos impróprios para o consumo e que poderiam provocar sérios problemas de saúde à população.

É importante destacar que foi firmado um termo de cooperação entre a Adapec e o Mesa Brasil para doar os produtos que foram apreendidos por irregularidades administrativas e que após atestado sanitário da Agência estão sendo doados e beneficiando a centenas de famílias carentes.

A Coordenadora do Mesa Brasil Sesc-TO, Any Mendoça destacou que a parceria com a Adapec já resultou na doação de aproximadamente 3 mil quilos de alimentos que possibilitou dar acesso a estes alimentos às famílias em condições de vulnerabilidade social. Já a analista de desenvolvimento social do Ministério Público Estadual, Lays Reis destacou que a parceria entre Adapec e MPE resultou em benefícios para a população, pois a força de fiscalização do MPE com o conhecimento técnico da Agência vai além da repreensão, uma vez que nas abordagens há um trabalho pedagógico dos técnicos que orientam aqueles que foram envolvidos em ações de combate a clandestinos e que mudam posteriormente de conduta.

Planejamento para 2023

Segundo Antonio José Caminha para o próximo ano, o SIE tem entre seus objetivos, ampliar o acesso aos selos de inspeção Estadual, Arte e Sisbi, “também melhorar ainda mais o ambiente de trabalho com instrumentos mais ágeis como plataformas digitais, aumentar os treinamentos e cada vez mais realizar o combate a produtos clandestinos por meio de parcerias, além disso, está no planejamento para 2023 habilitar o laboratório de análises de alimentos da UFT em Palmas para realizar as análises fiscais dos alimentos no Estado, “ concluiu Antônio José.