Com a finalidade de discutir a melhoria da qualidade do ensino no município de Miracema do Tocantins, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizará, no dia 14, às 19h, audiência pública. São convidados todos os segmentos representativos da sociedade, dos poderes Legislativo e Executivo, além de especialistas.
O debate acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Miracema do Tocantins. Para participar, não precisa fazer inscrição é só estar no local e oferecer contribuições para o avanço da educação.
A audiência pública faz parte do projeto Superar, desenvolvido pela promotora de Justiça Sterlane de Castro Ferreira, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Miracema do Tocantins, que tem como objetivo triplicar os resultados de aprendizagem dos alunos da 1ª fase do ensino fundamental de Miracema do Tocantins, no prazo de dois anos.
O projeto Superar é realizado em quatro escolas da rede municipal de Miracema do Tocantins. O projeto, iniciado em 2020, foi suspenso devido à pandemia da Covid-19 e retomado parcialmente no segundo semestre deste ano.
“Após dois anos de pandemia, os alunos das escolas públicas são os mais afetados. Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 mostraram que os níveis de aprendizagem em português e matemática caíram em todas as etapas analisadas. Os piores desempenhos vieram dos primeiros anos do ensino fundamental, faixa etária que foi a mais prejudicada com as escolas fechadas durante a pandemia”, explica a promotora de Justiça.