Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Nayna Peres

Foto: Nayna Peres

Com o objetivo de promover a gastronomia tocantinense, o secretário da Cultura e Turismo, Hercy Filho, esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 8, com a chef Ruth Almeida. O encontro teve como objetivo discutir ações para a divulgação da culinária do Tocantins como um dos atrativos para o turismo nacional e internacional. Também estiveram presentes na reunião a superintendente do Turismo, Maria Antônia Valadares e o superintendente da Cultura, Relmivam Milhomem.

Com uma variedade de pratos e sabores a comida tocantinense é cercada de saberes ancestrais e de temperos que trazem à tona a afetividade envolvida no preparo dos pratos, não à toa um dos biscoitos mais conhecidos do nosso estado carrega o nome de Amor Perfeito.

Pensando em expandir e levar ao mundo um pouco desses pratos típicos da nossa cozinha, a chef Ruth Almeida, buscou o apoio da Sectur para o discutir o desenvolvimento de projetos e ações voltadas para a divulgação da culinária regional. “Temos uma variedade de sabores e ingredientes naturais, por onde passo recebo elogios pelas combinações inusitadas de produtos que são característicos da nossa culinária, mas que podem ser aplicados de forma diferente e atrair os paladares mais requintados”, apontou.

Para o titular da pasta, Hercy Filho, a culinária do Tocantins é um dos atrativos regionais que une a cultura e o turismo e temos nela uma importante fonte de atração de novos olhares para o Estado. “O Tocantins é um encontro de regiões, temos a Amazônia e também o Cerrado, e isso nos garante uma diversidade de sabores e temperos que poucos lugares detêm, e temos que explorar esse potencial gastronômico, e por isso estamos pensando em projetos que visem alavancar e levar todo o tempero tocantinense para o mundo”, afirmou.