Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic - Palmas) realizou nesta quarta-feira, 14, a segunda fase da Operação Patriota, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em domicílios de Palmas/TO. A operação investiga o crime cometido contra o então candidato a deputado federal pelo partido Patriota Tocantins, Elenilson Bezerra. Ele foi vítima de extorsão no mês de setembro e foi obrigado a transferir R$ 30 mil do Fundo Partidário.

“Essa é a segunda fase da operação na qual objetivamos apreender provas que podem ter relação com o crime em Palmas, especialmente aparelhos celulares para que possamos analisar a comunicação feita entre os envolvidos, bem como a movimentação financeira. Estamos agora concluindo os trabalhos para encerrar o caso. Os mandados são da 1ª Vara Criminal de Palmas”, explicou o delegado Evaldo Gomes.

Na primeira fase da operação, ocorrida no mês de novembro, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e os envolvidos continuam presos. Tanto aqueles que participaram do crime fazendo a abordagem à vítima como o destinatário dos valores financeiros.

O crime

No mês de setembro, em Palmas, homens armados chegaram na chácara onde o então candidato residia e o abordaram na madrugada. A vítima foi ameaçada, os criminosos pegaram o celular dela e a coagiram a entregar as senhas de acesso. Em seguida, transferiram o dinheiro da conta do Fundo Partidário para outras contas ligadas aos bandidos. O candidato tinha recebido um repasse de R$ 30 mil do partido.

Após ser libertado pelos bandidos, o candidato procurou a Polícia Civil.