A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu nessa quarta-feira, 28, seis, das 13 câmaras frias, adquiridas através de licitação e que serão destinadas ao armazenamento do estoque de medicamentos termolábeis, dos pacientes atendidos pela Diretoria de Assistência Farmacêutica Estadual (DAFE).
Os equipamentos irão manter temperaturas ideais para melhor conservação e acondicionamento de medicamentos e dietas e, segundo a diretora da DAFE, Kedma Carneiro, as câmaras frias possibilitarão armazenamento de uma maior quantidade de medicamentos termolábeis, para atender os usuários do Sistema Único de Saúde e também irá viabilizar uma melhor distribuição de insulina para os municípios do Tocantins.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, as câmaras entregues fazem parte dos mais de 10 mil equipamentos adquiridos em 2022 "e farão a diferença na assistência, oferta e ampliação de serviços do SUS tocantinense. Já estamos planejando as novas aquisições, pensando nas obras que serão entregues nos próximos anos”, afirmou o gestor.
O que são medicamentos termolábeis
São medicamentos particularmente sensíveis à ação da temperatura e que por isso requer que sejam armazenados e conservados sob-refrigeração. O procedimento de armazenamento deve ser realizado em refrigeradores apropriados.