Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Marcelo de Deus

Foto: Marcelo de Deus

O Ministério Público do Tocantins celebrou nessa segunda-feira, 16, um acordo de cooperação técnica com a Energisa e a BRK - Saneatins que visa levar informações importantes e seguras acerca das vacinas aos moradores dos 139 municípios tocantinenses.

O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti; pelo diretor de relações institucionais da Energisa, Alankardek Ferreira Moreira; pelo diretor técnico e comercial da Energisa, Guilherme Damiance Souza; pela diretora da BRK, Sandra Lúcia Leal; e pela procuradora da BRK, Karinne Matos Moreira Santos.

Conforme o acordo, os parceiros, pelo período de um ano, divulgarão mensagens nas contas de energia e água a respeito da segurança e da eficácia das vacinas.

A assinatura do termo contou ainda com a presença do secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, e do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins, Amilton Pereira Lopes, que é secretário municipal de Saúde de Itapiratins.

O termo assinado nesta segunda faz parte de uma série de ações e parcerias do projeto ‘MP na Vacina’ que tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal no estado do Tocantins. Todas as ações estão sendo articuladas pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), coordenado pela promotora de Justiça Araína Cesárea.

Na oportunidade, o procurador-geral de Justiça falou sobre a relevância da assinatura do termo: “É um projeto muito importante para a sociedade, para a nossa população. Tenho certeza de que esse trabalho liderado pela promotora Araína Cesárea surtirá um efeito positivo. Vai ser um sucesso. A disseminação de informações confiáveis sobre as vacinas é fundamental para evitar que pessoas desenvolvam doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização”, disse Casaroti, que agradeceu a parceira da Energisa e da BRK.

De acordo com a promotora Araína Cesárea, os índices de pessoas imunizadas contra várias doenças estão caindo no Brasil desde 2018. Ela citou que, em 2016, por exemplo, o Brasil recebeu o certificado de eliminação do sarampo da Organização Mundial da Saúde (OMS) como resultado do esforço nacional para acabar com uma doença infantil altamente contagiosa e potencialmente grave, mas para a qual existe vacina.

O vírus da doença voltou a circular no Brasil, embora haja imunização para combatê-la. “Os baixos índices de vacinação são uma preocupação mundial. Segundo alguns estudos, as fake news são apontadas como umas das principais causas dessa queda”, afirmou a coordenadora do CaoSaúde.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, fez elogios à atuação da promotora: “Só temos a agradecer esse trabalho de divulgação. No final, é a população que será beneficiada. Obrigado a todos os envolvidos: Ministério Público, Energisa e BRK”.

Alankardek Ferreira, da Energisa, afirmou que a empresa tem outros canais de comunicação que, eventualmente, poderão ser utilizados pelo MPTO. “Temos nosso aplicativo, nossas agências de atendimento, que podem também trazer informações a respeito das vacinas. É uma honra integrar este projeto e sempre estamos abertos a novas parcerias”.

“Agradecemos essa parceria tão importante com o Ministério Público. É uma ação a mais para divulgar essas informações às pessoas. Estamos felizes em poder contribuir”, afirmou Sandra Leal, da BRK.

Mais ações

O ‘MP na Vacina’ também vai conceder um selo de reconhecimento aos municípios que se esforçarem para alcançar as metas de vacinação.

Segundo o CaoSaúde, foram realizadas reuniões com secretarias municipais de Educação e com a Secretaria de Estado da Educação, para discutir a exigência da caderneta de vacinação atualizada no ato da matrícula.

Até agora, já foram instaurados 31 procedimentos administrativos e expedidas 25 recomendações de diversas Promotorias de Justiça em todo o Estado, que têm o objetivo de aumentar a cobertura vacinal.