Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e a competitividade sustentável dos destinos turísticos do Tocantins, por meio da qualificação e melhoria dos produtos e serviços ofertados pelos pequenos negócios do setor, bem como o posicionamento digital do destino, fortalecimento do trade e estímulo ao empreendedorismo, o Sebrae Tocantins e o Governo do Estado assinaram nessa quarta-feira, 18, o convênio para execução do Projeto Tocantins Mais Turismo.

A parceria teve a assinatura do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Carlos Humberto Lima; secretário de Estado da Cultura e Turismo, Hercy Filho; superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Leite; diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos e diretor de administração e finanças do Sebrae, Jarbas Meurer.

O projeto Tocantins Mais Turismo terá investimentos na ordem de R$ 3 milhões, sendo 50% investido pelo Sebrae e 50% pelo Governo do Estado. Serão beneficiados 600 pequenos negócios de 12 municípios de quatro regiões turísticas - Encantos do Jalapão, Serras Gerais, Praias e Lagos do Cantão e Ilha do Bananal.

Os eixos estratégicos serão inserção produtiva, jornada de negócios, valorização da gastronomia regional e cultura local, educação empreendedora para atividade turística, marketing do destino, turismo itinerante e acesso a serviços financeiros.

Para o secretário da SICS, Carlos Humberto Lima, o convênio reuniu parceiros estratégicos como o Sebrae, Senac e Cetur para desenvolver de forma sustentável os pequenos negócios do trade turístico do Estado. "O Sebrae é um parceiro estratégico para os projetos da SICS. É uma instituição transversal em várias frentes do desenvolvimento econômico do Estado e, certamente, teremos excelentes resultados com este projeto", disse.

Hercy Filho, secretário da Sectur, comentou que a convivência com o Sistema S é estratégica para o governo, visto que instituições como o Sebrae e o Senac contam com expertise e competência para fazer o turismo crescer de forma sustentável. "Só se faz turismo com sustentabilidade", destacou.

O superintendente do Sebrae, Rérison Antônio, pontuou que as parcerias com o Governo do Estado são importantes para beneficiar especialmente o dono da pequena empresa. "O projeto Tocantins Mais Turismo é uma excelente oportunidade para somar e otimizar os recursos e direcionar esforços integrados com os parceiros para atender quem de fato precisa", disse.

Para o diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, o Sebrae trabalhando em parceria com o Governo do Estado amplia as chances de ter resultados expressivos. "O bem intangível do Sebrae é a expertise e inteligência dos técnicos para executar um projeto como esse com qualidade. Tenho a convicção que colheremos resultados efetivos desta parceria", afirmou.

Jarbas Meurer, diretor de administração do Sebrae, agradeceu a parceria e destacou que "a atuação conjunta multiplica o recurso e quem ganha são os empresários e os novos turistas, além de aumentar as chances de atrair novos investidores".