Jovens alistados no primeiro semestre do ano de 2022 estão participando de processo seletivo que se estenderá até o dia 28 de fevereiro, para fins de incorporação ao efetivo variável do 22º Batalhão de Infantaria (22º BI), Batalhão Tocantins, no corrente ano.
A seleção teve início com a participação de mais de 3.200 alistados apresentados na Comissão de Seleção das Forças Armadas nos meses de setembro e outubro de 2022. Na oportunidade, todos foram submetidos às inspeções de saúde médica e odontológica. Os aptos também realizaram exames de força muscular, medições de peso e altura e foram entrevistados.
Após a análise dos dados do universo de apresentados, cerca de 2.300 conscritos foram dispensados do serviço militar por problemas de saúde ou social, condição de arrimo familiar ou excesso de contingente; e receberam, mediante solicitação, o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) expedido pela Junta do Serviço Militar. Os demais foram designados, encaminhados, para o 22º BI e à Companhia Fluvial Araguaia-Tocantins (CFAT), da Marinha do Brasil.
Nesta segunda fase da seleção, denominada seleção complementar, são realizadas novas entrevistas mais abrangentes e novas inspeções de saúde médica e odontológica, visando a incorporação na graduação de Sodado do Exército.
Alistados com a escolaridade de nível universitário ou ensino médio completo, que sejam voluntários, poderão ser encaminhados para a Seleção Especial do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 22º BI, onde também serão submetidos a exames intelectuais e de aptidão física. Os vinte melhores classificados cumprirão o serviço militar obrigatório como alunos do Curso de Formação de Oficiais da Reserva.