Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) concederá ao comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Tocantins, coronel Adenir Fernandes Nogueira, a Medalha do Mérito Eleitoral do Tocantins, na categoria Colaborador. A entrega da medalha será realizada após a sessão plenária desta segunda-feira, 12, às 17 horas.

A honraria destina-se a reconhecer pessoas que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Tocantins, mereçam especial distinção. Em nome do Coronel Adenir Nogueira, a Justiça Eleitoral do Tocantins reconhece e agradece o trabalho exemplar realizado pelas forças armadas nas Eleições Gerais de 2022 no estado. 

A entrega da medalha será feita pelo Conselho Tutelar da Medalha do Mérito Eleitoral do Tocantins, que tem como Chanceler o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.

Perfil do homenageado

O coronel Adenir Fernandes Nogueira é natural de Iguatemi-MS, nascido em 18 de maio de 1974. Ingressou às fileiras do Exército Brasileiro no ano de 1993 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada na cidade de Campinas-SP, e, posteriormente, na Academia Militar das Agulhas Negras, na cidade de Resende-RJ, iniciando assim sua trajetória de Oficial de carreira das Armas da Força Terrestre. Foi declarado Aspirante-a-Oficial de Infantaria em 29 de novembro de 1997. Oriundo do Estado Maior do Exército (Brasília-DF), foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2021.

É possuidor dos seguintes Cursos, Estágios e Habilitações: I) Infantaria da AMAN, turma de 1997; II) Aperfeiçoamento de Oficiais; III) Comando e Estado Maior do Exército; IV) Estágio de preparação de Missão de Paz; V) Estágio de Adaptação e Operações na Caatinga; VI) Curso Avançado de Inteligência; VII) Mestrado em Ciências Militares; e VIII) habilitado nos idiomas Espanhol, Inglês e Francês.

Dentre as principais funções exercidas, estão as de I) Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, Resende- RJ; II) Comandante de Companhia Especial de Fronteira / C Fron AC/4º BIS, Epitaciolândia – AC; III) Observador militar na Missão da Nações Unidas na Etiópia e Eritréia; IV) Observador militar na Missão da Nações Unidas para o Referendum do Saara Ocidental; V) Integrante do Batalhão Brasileiro na Missão da Nações Unidas para Estabilização do Haiti; VI) Comandante da Companhia de Comando/11ª Região Militar, Brasília-DF; VIII) Chefe da SFPC e Oficial de Logística da 12ª Região Militar, Manaus-AM; IX) Instrutor no Centro Argentino de Treinamento Conjunto de Operações de Paz (CAECOPAZ), Buenos Aires- Argentina; X) Analista da 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.