Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu nas primeiras horas desta quinta-feira, 2, em Luzimangues, um homem suspeito matar o casal de namorados Victor Iury Gomes de Almeida Sabbag e Luana Soares Azevedo, na noite de Natal em dezembro de 2022.

Os corpos foram encontrados na madrugada do dia 25 em uma estrada vicinal às margens da Rodovia TO-030 (KM 2), que liga Taquaralto ao Distrito de Taquaruçu.  

Conforme explicou o delegado da DHPP, Eduardo Menezes, o primeiro ato da coleta de provas consistiu no acesso ao material encontrado na bolsa de Luana, que estava no local do crime. Dentre documentos, cartões de banco e objetos de natureza pessoal, foi localizada a chave de um hotel de Palmas, o que norteou o início da investigação.

Os investigadores descobriram que Luana e Victor saíram da cidade de Cristalândia, município onde residiam, na tarde do dia 24 de dezembro, chegando a Palmas por volta das 20 horas.

Conforme depoimento do homem suspeito, o motivo do crime é decorrente da tentativa de assassinato, por parte de Victor, contra o membro de uma facção rival, na cidade de Cristalândia. Segundo o indivíduo preso, ele era amigo de ambas as facções envolvidas. Dessa forma, a facção inicialmente atacada chamou o suspeito para participar do crime. 

Valendo-se da proximidade, o suspeito convidou Victor para uma festa na Capital. Ao aceitar o convite, Victor, na verdade, estava sendo atraído para uma emboscada que culminaria na sua morte e da sua namorada

Trajetória do crime

Conforme apontam as investigações, um dos assassinos chega a buscar o casal na Rodoviária de Palmas e em seguida os leva para o hotel onde ficariam hospedados. Em frente ao hotel, o criminoso grava um vídeo de Victor com objetivo de dar satisfação aos demais membros da facção de que a vítima já estava sob seu poder.

“Da análise do conteúdo da mídia, fica claro que o registro das imagens tem o objetivo de dar satisfação ao destinatário do vídeo quanto à sua localização e ao fato de já estar na companhia de Victor. Em tom bastante amistoso, o suspeito informa estar em frente ao hotel, em seguida, brinca com  Victor, que sem imaginar o que iria ocorrer, retribui a brincadeira com risos”, conta o delegado Eduardo.

A fim de que Victor e Luana acreditassem realmente que iriam a uma festa, o homem que foi preso nesta quinta leva o casal a uma distribuidora de bebidas da cidade para que eles comprem uma caixa de cerveja.  Após esta compra, o casal ainda chegou a ir à festa, ficando lá por pouco tempo, até partirem para o local onde foram mortos com vários disparos na cabeça. “A passagem do veículo com as vítimas foi flagrada por câmeras próximas ao local do crime e logo depois este mesmo veículo foi localizado na casa do homem que gravou o vídeo e que teve a voz reconhecida por outras pessoas”, explicou o delegado.

O delegado Eduardo reforça que a morte de uma pessoa envolvida com esse tipo de criminalidade normalmente se dá em confronto com rivais, mas que há casos em que o ato contra a vida parte de um membro do mesmo bando. “Isso acontece quando um integrante descumpre algum regramento previsto no estatuto do grupo criminoso. Neste caso, fica claro que foi o que ocorreu. Até porque, fica difícil conceber que Victor seria ingênuo ao ponto de aceitar o convite para confraternizar com delinquentes pertencentes a uma organização inimiga”, finalizou o delegado.

O indivíduo foi levado para a DHPP, onde estão ocorrendo os procedimentos legais. Em seguida será conduzido à Casa de Prisão Provisória de Palmas, onde ficará à disposição da justiça. A polícia ainda investiga a possível participação de mais duas pessoas no crime. (SSP/TO)